19 de maio de 2024
Campo Grande 18ºC

ELEIÇÕES 2022

Se estou na fila e encerra o horário da votação?

As filas e longas esperas marcam a votação em diferentes cidades pelo país

A- A+

Os brasileiros estão votando neste domingo (2.set.22) para escolher o presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. São mais de 156 milhões aptos a votar. A votação é simultânea em todo o país, até 17h (horário de Brasília).

As filas e longas esperas marcam a votação em diferentes cidades pelo país. No exterior, há filas e registro de confusão. 

Surgiu a dúvida nas redes do que acontece se os eleitores estiverem na fila quando chegar às 17h (fuso de Brasília), horário de encerramento das eleições.  

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quem já estiver na fila até 17h terá o voto garantido e receberá uma senha para poder votar.

O eleitor que chegar à sessão após 17h perderá o direito ao voto.

Quem não votou e nem justificou a ausência, perde alguns direitos, entre os quais tirar passaporte, receber salário de um emprego público, obter empréstimos das caixas econômicas federais e estaduais e inscrever-se em concursos a cargos públicos. O eleitor readquire os direitos quando quita seus débitos com a Justiça, com o pagamento de multa.  (Patrícia Pasquini)