25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Senado elege presidente hoje e PT confirma apoio a Renan

A- A+

Acontece hoje a eleição para presidente do Senado, que desta conta com dois candidatos, ambos do PMDB. São eles, o senador Renan Calheiros, atual presidente da Casa, e o senador Luiz Henrique (SC).

Renan apresenta ligeira vantagem sobre Henrique que lançou candidatura há pouco tempo e conta com apoio de parte do PMDB no Senador, como o senador sul-mato-grossense Waldemir Moka, que enxerga necessidade de renovação da presidência da Casa.

No entanto, ontem, Renan conseguiu apoio importante. Depois de três horas de reunião, o líder do PT no Senado, Humberto Costa anunciou que o partido irá apoiar a reeleição de Renan.

Para se eleger, o futuro presidente da Casa precisa obter maioria simples, desde que presentes pelo menos 41 dos 81 senadores. 

O líder do PT explicou que a opção foi manter o apoio ao candidato indicado oficialmente pela bancada do PMDB, observando os princípios da autonomia e proporcionalidade. Além de anunciar apoio a Renan, o PT anunciou também que tentará hoje manter Jorge Viana como 1º-vice-presidente e Ângela Portela (RR) como quarta-secretária. 

A eleição acontece hoje logo depois da posse dos 27 senadores eleitos em 2014. A posse começa às 15h (horário de Brasília) e deve ser rápida uma vez que consiste em uma reunião de trabalho fechada sem presença de autoridade. Na reunião, o senador eleito com mais idade lê termo de juramento e o presidente atual da Casa empossa novos parlamentares.