19 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

Simone ressalta importância da campanha de ativismo pelo fim da violência contra mulher

A- A+

A presidente da Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher, senadora Simone Tebet (PMDB/MS), ressaltou a importância da campanha de 16 Dias de ativismo pelo fim da violência contra mulher.

De acordo com a senadora “dos assassinatos de mulheres do Brasil, 50% são feitos dentro de casa por familiares ou companheiros. Perdemos apenas para Guatemala e outros países que muitas vezes não têm a envergadura e a tradição democrática do Brasil”, disse.

O período da campanha, que existe no país desde 1991, vai de 25 de novembro, que é o Dia Internacional da Não Violência Contra Mulheres, a 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. A celebração da data foi antecipada no país para o dia 20 de novembro, em função do Dia da Consciência Negra. O objetivo é reconhecer, além da opressão de gênero, que as mulheres negras também sofrem racismo, como informa o Conselho Federal de Serviço Social. “É uma campanha mundial, são 160 países no mundo que tratam durante 16 dias, através de palestras, mobilizações, deste tema vergonhoso que assola a humanidade, que é a violência contra a mulher”, disse Simone Tebet.