26 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

Superintendente regional do trabalho "é flagrado" pedindo voto para candidato nas eleições da OAB-MS

A- A+

Acontece no dia 20 de novembro eleição do novo presidente da a OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul), e a disputa este ano está ainda mais acirrada entre seis candidatos que já efetuaram registro de chapas.

Com 12.800 associados e receita anual de mais de R$ 11 milhões, conforme demonstrativo financeiro de 2014, presidir OAB-MS pode ser considerado o “sonho de consumo” de muitos advogados até por conta da projeção que a presidência da seccional oferece devido à importância do trabalho da ordem em Mato Grosso do Sul. O ex-deputado federal Fabio Trad, ex-governador do Estado, Wilson Barbosa Martins são alguns dos ex-presidentes da OAB-MS.

Por isso, a disputa é intensa e candidatos buscam votos onde for possível, seja em municípios do interior como é fez nesta segunda-feira (26) o candidato da OAB Independente, Afeife Hajj, que percorreu quatro cidades do Cone Sul seja pedindo ajuda a amigos, como é o caso do candidato a secretário adjunto da chapa do atual vice-presidente Mansour Karmouche que contou com auxílio do superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Mato Grosso do Sul, Yves Drosghic.

Yves encaminhou mensagens via WhatsApp a advogados pedindo votos para amigo. “Vinicius Monteiro secretário adjunto! ANA representa nova advocacia na chapa de Mansour”.

Claro que a iniciativa do superintendente não agradou um dos advogados que recebeu pedido de Yves, que chegou a alertá-lo sobre perigo de sua atitude ser considerada antiética já que o cargo federal ocupado por Yves não o permite, em tese, efetuar campanha para candidato em especial dentro da disputa pela presidência da OAB, instituição que tem por objetivo fiscalizar a acompanhar trabalho de advogados e instituições, como a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

O advogado que recebeu pedido foi enfático na resposta a Yves: “Senhor Superintendente fazendo campanha para uma ala de advogados. Cuidado com representação no Conselho de ética da União”.

Estão na disputa pela presidência da OAB-MS os seguintes candidatos: Afeife Hajj;? Julio Cesar de Souza Rodrigues (atual presidente)?; Jully Heider; Lazaro Gomes; Luis Renato Adler e Mansour Karmouche (atual vice-presidente). 

A equipe do MS Notícias entrou em contato com Yves e com Vinicus Monteiro por telefone, mas até fechamento desta matéria nenhum deles retornou as ligações e recados.