22 de maio de 2024
Campo Grande 24ºC

ELEIÇÕES 2022

Vídeo: bolsonaristas atacam Bispo e TV Aparecida durante missa

Arcebispo de Aparecida Dom Orlando Brandes criticou o que chamou de 'dragão do ódio'

A- A+

Um grupo de bolsonaristas que estavam em Aparecida (SP) nesta quarta-feira (12.out.22) para receber Jair Bolsonaro (PL), atacaram os jornalistas da TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo, que estavam no local fazendo a cobertura. Jornalistas da TV Aparecida, emissora oficial da Igreja Católica, protegeram os colegas e também acabaram hostilizados pelos radicais de extrema-direita. Além deles, o bispo Dom Orlando Brandes também foi hostilizado.  

As imagens exibidas ao vivo pela CNN Brasil mostram ameaças sendo feitas a vários repórteres e cinegrafistas da emissora católica. No momento, a jornalista Karla Chávez fazia um comentário ao vivo sobre a presença de Bolsonaro no local. Eis os vídeos: 

Não é possível ouvir o que os apoiadores dizem aos jornalistas da TV Aparecida, mas as expressões de agressividade expostas na imagem chamam a atenção. 

Mais cedo, durante a celebração da missa, o Arcebispo de Aparecida Dom Orlando Brandes criticou o que chamou de ‘dragão do ódio’ que precisa ser vencido nestas eleições. Sem citar Bolsonaro durante a missa, o religioso direcionou críticas aos dramas.

Os bolsonaristas vestidos com camisetas da Seleção portavam copos de chopes de cerveja com a face de Bolsonaro impressa neles. Num vídeo um homem esbraveja para que o cinegrafista "filme" a impressão no copo de cerveja.  

Após deixar o santuário, em conversa com jornalistas, Dom Orlando foi mais direto, disse que Bolsonaro seria bem recebido por ser presidente, mas alfinetou o uso do evento de forma política.  A posição está em linha com o comunicado publicado pela arquidiocese de cidade e pela Confederação Nacional dos Bispos Brasileiros que condenou, sem citar Bolsonaro, a participação de políticos na celebração.

Bolsonaro é o único candidato a fazer uso político da fé. Além de usar o local como palanque, ainda levou consigo o ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que disputa o segundo turno das eleições pelo  de São Paulo. 

Padre Camilo Júnior na basílica antiga de Aparecida deixou um recado a Bolsonaro e seus radicais que causam confusão do lado de fora. "Parabéns à você que está aqui dentro da Basílica, rezando. Você entendeu que hoje é dia de Nossa Senhora Aparecida. É a ela as nossas palmas, é a ela a nossa aclamação, é a ela o nosso viva, porque só temos segurança nas mãos de Deus e no colo de Maria. Parabéns que vocês estão aqui dentro e testemunhas. Parabéns a você que está aqui dentro e está rezando, porque hoje não é dia de pedir voto, hoje é dia de pedir benção". Eis a fala: 

 

 

Ao contrário do seu adversário, hoje, Lula (PT) optou por dividir a agenda entre Rio de Janeiro e a Bahia. Pela manhã, o petista realizou uma caminhada no Complexo do Alemão, na capital fluminense onde foi recebido por uma multidão. Após o evento no Rio, ele embarcou para Salvador, onde realizou um ato com o candidato ao governo baiano, Jerônimo Rodrigues (PT), onde também uma multidão o recepcionou.