19 de maio de 2024
Campo Grande 20ºC

COPA DO MUNDO

Manual do Futebol para você que quer assistir a Copa do Mundo, mas não entende nada

Pensando nisso, preparamos um verdadeiro "Manual para a Copa do Mundo 2022" para todos aqueles que não entendem NADA de futebol

A- A+

A Copa do Mundo 2022 no Catar já começou e nada se compara com o espírito do brasileiro na hora de assistir um jogo da seleção. Porém, mesmo sendo o país do futebol, algumas pessoas ainda não sabem todas os detalhes técnicos de um jogo.

Pensando nisso, preparamos um verdadeiro “Manual para a Copa do Mundo 2022” para todos aqueles que não entendem NADA de futebol.


AS FASES

As 32 seleções selecionadas para participar da competição são dividas em 8 grupos de 4 e a partir desta primeira fase, as duas melhores seleções de cada grupos são classificadas para as oitavas de finais.

Nas oitavas de final TODAS as rodadas são eliminatórias em jogos únicos, caso ocorra empate, vai para prorrogação, caso continue na mesma situação, acontece a disputa de pênaltis.

Depois, as 8 equipes classificadas vão para as quartas de final e repetem o processo. Até que sobram apenas 4 seleções, na semifinal. Ao fim da competição, duas seleções competem pela taça da Copa do Mundo.


Os times que perdem a semi disputam mais um jogo pelo terceiro lugar!

FUTEBOL EM CAMPO

Você já sabe como a Copa vai funcionar, agora faltar compreender os detalhes técnicos que acontecem a partir do momento que o árbitro soa o apito.

ESCANTEIO

O escanteio acontece quando a bola sai pela linha de fundo após tocar em algum jogador do time que está defendendo o gol mais próximo a ela. Após isso, um atleta da equipe que está atacando cobra o escanteio com os pés, reiniciando a partida ao colocar a bola em jogo novamente.


LATERAL COM A MÃO

Se a bola sai por uma das laterais do campo, tanto pelo chão, quanto pelo ar, ela deve ser colocada de volta pelo time adversário do último que a tocou na bola, partindo do ponto que ela saiu do gramado.

FALTA

A falta é definida por uma irregularidade marcada pelo árbitro quando um determinado jogador faz, de forma proposital ou não, uma das seguintes ações: Colisões entre jogadores; Ofensas entre jogadores; Segurar o jogador alheio; Encostar a bola na mão; Jogada perigosa; Ter a intenção de atingir o jogador adversário.

PÊNALTI

A penalidade máxima acontece quando um jogador sofre uma falta dentro da grande área do time adversário, ou seja, estava muito perto de marcar o gol e sofreu uma agressão.


Essa ocasião permite que o jogador que sofreu a falta possa chutar a bola da marca do pênalti, que consiste em 11 metros da linha do gol.

ACRÉSCIMO

Um jogo de futebol dura, na teoria, 90 minutos. Mas como existem diversas interrupções durante a partida, como lesões em jogadores, problemas elétricos, invasões de torcedores e etc, o árbitro então define um tempo que varia entre 1 e vários minutos a mais no jogo para equilibrar.

PRORROGRAÇÃO

Em partidas que não permitem empates, acontece uma prorrogação, que nada mais é do que dois tempos de 15 minutos para definir o vencedor do jogo.

ÁRBITRO AUXILIAR – ANTIGO BANDEIRINHA

O bandeirinha, que hoje em dia se chama árbitro auxiliar, serve principalmente na hora de marcar o impedimento ou faltas.


O GANDULA

O gandula tem como principal função buscar as bolas que são chutadas para fora de campo e as repor para que o jogo consiga continuar normalmente.

AS POSIÇÕES DE CAMPO

Agora que já sabemos tudo que pode acontecer no jogo, chegou a hora de aprender o que cada jogador faz em sua determinada posição!

Goleiro

O goleiro pode até não correr de um lado para o outro no campo, mas tem que estar mais ligado que todos os outros jogadores no campo. Sua principal função é defender a meta e impedir que a bola passe da linha e que o time adversário marque gols. Além disso, é o único atleta em campo que pode utilizar as mãos.


Zagueiro

O zagueiro fica na zona defensiva e impede que os jogadores adversários avancem com a bola.

Lateral

Os laterais acompanham os zagueiros na linha de defesa e dividem em dois grupos, os laterais da direita e os da esquerda. Porém, quando esse grupo possui a posse da bola, podem avançar pela extremidade para abrir o jogo, dando mais possibilidades de ataque para o time.

 

Meio-Campo

Ofensivamente, o meio-campo tem a função de ligar a defesa ao ataque, além de criar jogadas. Já, defensivamente, o meio-campo tem a função de ajudar a defesa, evitando ameaças do adversário.


Atacante

A principal função do atacante é a finalização de jogadas, que podem ser feitas com o pé ou com a cabeça. O Objetivo dessa posição de linha é fazer gols ou dar assistências a seus companheiros. Pense como o nome mesmo diz, o atacante tem que realizar ataques contra o time adversário!