26 de abril de 2024
Campo Grande 26ºC

Neymar segue abaixo de Cristiano e Messi, mas pode sonhar com top 3 inédito

A- A+

Neymar já venceu a disputa de gol mais bonito do ano (prêmio Puskas), mas até aqui tem sido apenas um coadjuvante na festa da Fifa para os melhores do mundo. Nos últimos seis anos, todos os troféus ficaram com Messi ou Cristiano Ronaldo. No entanto, pela primeira vez na carreira o brasileiro do Barcelona vê como uma possibilidade real a presença na lista definitiva de três finalistas.

A Fifa anunciou nesta terça-feira a lista prévia de 23 nomes que concorrem como melhor jogador do planeta em 2014. Naturalmente, Messi e Cristiano já despontam mais uma vez como candidatos. Neymar é o único brasileiro da relação e vem credenciado pelo melhor desempenho por seleção entre os teóricos favoritos e por seu melhor momento com a camisa do Barcelona.

Desde sua criação, o prêmio da Fifa costuma privilegiar goleadores em detrimento a defensores ou armadores de jogo. Com poucas exceções, as bolas de ouro acabam nas mãos daquele tipo de jogador que ganha partidas e campeonatos. Assim, com base neste critério, Neymar aparece com boas chances de figurar no top 3, embora esteja ainda abaixo do patamar de excelência de Cristiano Ronaldo e Messi.

Karla Machado com UOL