15 de dezembro de 2025
Campo Grande 24ºC

AUDITUS

Operação mira fraudes em licitações e contratos médicos no MS

Ação é realizada pelo MP, por meio do Gecoc e Gaeco

A- A+

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) deflagrou nesta 3ª feira (1º.jul.25) a Operação Auditus, que investiga fraudes em licitações e execução de contratos médicos nos municípios de Nioaque, Bonito e Jardim.

A ação é conduzida pela 1ª Promotoria de Justiça de Nioaque e pelo Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc), com apoio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado).

Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão como parte da investigação, que apura irregularidades na contratação de empresa para prestação de serviços médicos, incluindo consultas, exames e procedimentos especializados.

O prejuízo estimado aos cofres públicos ultrapassa R$ 3 milhões, entre 2019 e 2024. Segundo o MP, a empresa investigada teria cobrado por exames não realizados, como o teste da orelhinha (triagem auditiva neonatal), gerando pagamentos indevidos.

O nome da operação, Auditus, do latim “audição”, faz referência justamente a esse tipo de exame, um dos principais alvos das fraudes apuradas. A investigação segue em andamento.