De forma virtual, um curso intesivo com o cineasta Joel Pizzini acontece nos dias 29 e 30 de julho e 2 e 3 de agosto de 2021.
Pela plataforma Zoom, o projeto irá abordar "as relações entre o cinema e as artes cênicas, centrado na figura do ator, através de uma reflexão sobre as afinidades, distinções, rupturas e fusões entre as duas linguagens em novas formas de expressão", detalham.
Realizado pela Casa de Ensaio, o "Projeto Cinema de Ator: quando o cinema interage com o teatro", será ministrado pelo cineasta sempre às 18h. Todas as aulas terão antes uma breve retrospectiva de Joel, durante uma semana, com filmes que retratam a trajetória de atores brasileiros emblemáticos como Glauce Rocha, Paulo José, Jece Valadão, Helena Ignez além de diretores como Glauber Rocha e Rogério Sganzerla, em suas experiências tendo como interface o cinema e o teatro.
CONFIRA OS MATERIAIS DA RETROSPECTIVA:
- Glauces, Estudo de um Rosto, (2001), 30 minutos, de Joel Pizzini
- Glauces, Estudo de um Corpo, (2002), 30 minutos, de Joel Pizzini
- Paulo José, Um Autorretrato brasileiro, ( 2004 ), 58 minutos, de Joel Pizzini
- Helena Zero (2006), 30 minutos, de Joel Pizzini
- Evangelho segundo Jece Valadão ( 2001 ), 55 minutos, de Joel Pizzini
- Retrato da Terra (2003), 55 minutos, de Joel Pizzini e Paloma Rocha
- Mar de Fogo ( 2014), 8 minutos, de Joel Pizzini
- “Mr Sganzerla” (2011), 90 minutos, de Joel Pizzini
- “Anabazys” ( 2007), 90 minutos, de Joel Pizzini e Paloma Rocha
Serão examinados neste curso, diferentes métodos de direção de atores, além de técnicas de desconstrução cênica, e outros dispositivos conhecidos como esvaziamento, automatismo e improvisos incorporados na obra dos cineastas Robert Bresson, John Cassavetes, Ingmar Bergman, Lars Von Trier, Glauber Rocha, Joaquim Pedro de
Andrade, entre outros
Este diálogo intertextual entre Cinema e Teatro, seja em peças filmadas ou recriadas, envolverá conceitos tais como adaptação e transcriação de obras literárias e será trabalhado por meio de fragmentos de filmes nacionais e internacionais como “Vidas Secas” e “Memórias do Cárcere” de Nelson Pereira dos Santos, Hamlet e Macbeth de Orson Welles, Macunaíma de Joaquim Pedro de Andrade, entre outros.
“Cinema de Ator” pretende destacar o protagonismo do ator-autor no cinema, valorizando experiências marcantes que fizeram história e abriram caminho para uma geração que rompeu as fronteiras entre as artes, incorporando recursos audiovisuais em espetáculos cênicos.
Serviço: Informações com a Casa de Ensaio pelo telefone (67) 3384-4843.











