20 de dezembro de 2025
Campo Grande 26ºC

Cidade

Encontro na Capital reúne dançarinos de Street Dance do Brasil

A- A+

As danças urbanas, ou Street Dances são um conjunto de estilos de danças ricos em movimentos fortes, coordenados, harmoniosos e rápidos sempre acompanhados de expressão facial. O estilo que nasceu nos guetos nova-iorquinos se estendeu para outras manifestações culturais e artísticas, como a pintura, a poesia, o grafite, a maneira de se vestir, de andar e de agir.

Nos dias 18, 19 e 20 de novembro a 9ª Edição do MS Street Dance Fest vai transformar Campo Grande no maior palco da dança de rua do Centro-Oeste. O festival apresenta uma programação diversificada com competições, mostras coreográficas gratuitas rodas de conversas e workshops.

As inscrições para as oficinas estão abertas e serão ministradas por grandes nomes da dança do Brasil e de Nova Iorque.

André Rockmaster é um dos grandes destaques deste ano. O diretor, coreógrafo e dançarino é um dos primeiros percursores das danças urbanas nos programas de televisão. Iniciou sua carreira em 1991 e conquistou o mundo dirigindo, coreografando e dançando no legendário crew de bboys Brazil Tsunami All Stars. Foi diretor artístico e coreógrafo da seleção brasileira de dança urbana, Team Brazil, ocasião que o fez melhor do mundo trazendo, em 2013, um título inédito para o Brasil na categoria Show Case, do evento realizado em Dunquerque na França.

Dançarino há oito anos, o mato-grossense Renan Otta iniciou os estudos simultaneamente na MUV Cia de Dança e no Grupo Oitavo Elemento de Cuiabá/MT. Atual aluno da Broadway Dance Center, o jovem foi para Nova Iorque com o objetivo de participar de uma das maiores competições de dança do mundo a World of Dance, onde garantiu o quarto lugar juntamente com o grupo Revolution Crew. O coreógrafo está de volta ao Brasil especialmente para fazer parte do seleto grupo de professores da 9ª Edição do MS Street Dance Fest. “Estou muito feliz de poder dar aula no primeiro festival de dança de rua que participei há oito anos. Estou muito ansioso de poder compartilhar tudo o que eu aprendi aqui nos Estados Unidos”, conta.

O Dancehall, estilo de dança jamaicana também fará parte dos workshops que serão apresentados no evento. As aulas serão ministradas pelo coreógrafo Ariel Ribeiro que possui experiência em produção de teatro musical, exercendo a função de ator, cantor e coreógrafo.  Entre as principais experiências como dançarino está a participação no Festival Internacional de Hip Hop, em Curitiba/PR, no Rio H2K, e no Vale das Ruas, em Nova Andradina/MS. Atualmente, Ariel é professor de Swang Mix, modalidade do Street Dance e continua aprimorando seus conhecimentos estudando outras vertentes.

A pegada do jazz ficará por conta do diretor coreógrafo Dejailton Campos Neves, conhecido como Dedy, que trará conceitos novos do Street Jazz Contemporâneo Freestyle e o Henrique Lucas dará aulas de mais uma vertente do Street Dance, o  Hip Hop híbrido.

Para fazer jus ao movimento cultural, o ator, dançarino e produtor audiovisual, Bruno Loiácono, ensinará o público a produzir vídeos cinematográficos usando apenas a câmera de um celular. Formando em Artes Cênicas e Dança pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) o profissional descobriu como unir suas duas paixões, para isso, fundou uma empresa de mídias sociais que produz vídeos de danças.

Para os pequenos

Entre as novidades deste ano, estão as oficinas da modalidade FunKids que foram desenvolvidas especialmente para as crianças. As aulas serão ministradas pela coreógrafa Letícia da Silva Pontes que possui cinco anos de experiência em sala de aula. Como dançarina ela já se apresentou em eventos realizados por todo o Brasil. Foi bailarina do Grupo Baraque Street Art, onde atuou também como coreógrafa e co-diretora do espetáculo "Inércia". Nay Ribeiro fará parte dessa novidade também ministrando aulas de FunKids.

Serviço

Para quem quer aprender os passos da dança de rua, o valor é 25,00 reais por aula. O pacote completo que dá direito a participar da mostra competitiva e de workshops é de 120 reais por integrante.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no www.facebook.com/msstreetdancefest até o dia 10 de novembro. As vagas são limitadas. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 99256-3423 (Ariel), (67) 99212-8084 (Leticia) e (67) 99195-4244 (Beatriz).