26 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

NOVELA PANTANAL

Tadeu descobre que não é filho de José Leôncio e ameaça deixar a fazenda

O dono das boiadas do Pantanal vai dizer para a parceira que o peão não se parece em nada com ele, insinuando que ela mentiu

A- A+

O que muitos telespectadores querem saber é se Tadeu (José Loreto) é de fato filho de José Leôncio (Marcos Palmeira). Na obra adaptada pelo autor Bruno Luperi, o fazendeiro vai colocar Filó (Dira Paes) contra a parede questionando a paternidade do peão.


O dono das boiadas do Pantanal vai dizer para a parceira que o peão não se parece em nada com ele, insinuando que ela mentiu. Zé dirá com todas as letras que Tadeu é ‘chucro demais’ e não se interessa pelos negócios como a mesma obstinação de um Leôncio.

Tadeu concorda com a opinião do “padrinho” e os dois, então, pressionam Filó a contar toda a verdade. Mas Filó não cede e insistirá que Tadeuzinho é, sim, filho de Zé Leôncio.

Quem vem acompanhando a trama desde o início, provavelmente vai se lembrar de Filó confusa sobre a paternidade do peão. Em um primeiro momento, ela diz que Tadeu é filho de um outro homem. Depois, ela volta atrás e diz que Tadeu é filho de Zé.

Mas afinal, Tadeu é ou não filho de José Leôncio? O mistério deve ser esclarecido somente na reta final da novela. Se o desfecho for igual o de 32 anos atrás, o público verá que Tadeu não é filho do fazendeiro. Na obra original exibida em 1990 pela extinta TV Manchete, a questão é resolvida com as falas dos protagonistas da época.


“Eu cuido do Tadeu desde de pititico”, disse o protagonista, que foi vivido por Cláudio Marzo no passado. “Mas porque você sabendo de tudo todos esses anos nunca me falou nada?”, questionou Filó (Jussara Freire em 1990). “No fundo, eu queria mesmo que ele fosse meu filho”, respondeu  o fazendeiro. 

“Você é o único pai que ele teve, Zé. O que me preocupa é o jeito que, às vezes, você fala com ele. Morro de medo que meu Tadeuzinho descubra que você não é o pai dele”, respondeu a dona de casa. “Eu não sei o que pode acontecer com esse menino se ele sabe. Tadeu escuta a conversa e fica chocado.

“Bem que eu desconfiava, me enganaram a vida inteira. Mentiram a vida inteira, que ‘diacho’. Vou picar a mula daqui, vou deitar o cabelo nesse mundo de meu Deus e nunca mais vão ouvir falar de mim”, diz Tadeu, decepcionado após ouvir da verdade.