25 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

Governo

Extensão rural dá maior renda e produtividade à agricultura familiar, destaca Reinaldo

A- A+

Em evento alusivo ao aniversário de 37 anos da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Agraer), nesta segunda-feira (12), o governador Reinaldo Azambuja destacou a extensão rural como ferramenta para promoção da qualidade de vida na agricultura familiar. Para Reinaldo, o trabalho de assistência técnica oferecido pela Agraer é fundamental para dar condição de produtividade e evolução de renda ao pequeno produtor.

“A extensão rural é o principal apoio ao pequeno produtor. A Agraer faz essa função, pulverizando o número de agentes nos 79 municípios do Estado e levando opções de sustentabilidade e produção. A Agraer vem evoluindo nesses 37 anos e essa evolução é sentida nas boas práticas para o pequeno produtor melhorar a produção e aumentar a renda, refletindo na qualidade de vida”, falou o governador.

Segundo Reinaldo, o Governo do Estado investe diretamente na agricultura familiar com entregas de equipamentos, assistência técnica e qualificação de mão de obra. “Com ajuda de parceiros, criamos uma teia de fortalecimento para a extensão rural”, pontuou. Ele destacou investimentos de R$ 15 milhões na área, fruto de parceria entre o Governo e parlamentares, por meio de emendas.

O governador ainda reforçou a necessidade de dar segurança ao pequeno produtor, “para que ele não migre para as cidades devido à falta de opções”. Como exemplo, Reinaldo citou investimentos em assentamentos: “dar condições de infraestrutura e de produtividade”. Ele ainda lembrou que o Estado diminuiu a importação de frutas, legumes e verduras de outros estados graças do investimento na agricultura familiar. “Um trabalho de organização do sistema de produção e de mercado para diminuir a importação e usar a agricultura familiar para cobrir essa demanda por produtos que são consumidos pelos sul-mato-grossenses”.

No Estado são 33 mil famílias de agricultores familiares atendidas pela Agraer, informou o diretor-presidente da agência, Enelvo Felini.  “Nos últimos dois anos a Agraer avançou muito na melhoria da vida econômica dos agricultes familiares por meio da assistência técnica, da capacitação, entrega de lotes e melhorias dos escritórios de atendimento”, afirmou.

Ainda durante o evento alusivo aos 37 anos da Agraer, foram realizados na governadoria atos solenes reconhecimento de “Boas Iniciativas de Assistência e Extensão Rural e Comemoração do Dia da Extensão Rural”, de homenagem a 10 agricultores familiares e extensionistas com a entrega do “Certificado de Mérito” e entrega do “Selo Quilombola do Brasil” à família Quintino, de Pedro Gomes – selo instituído pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário para identificação de produtos oriundos dessas comunidades.

Também participaram das cerimônias o secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, o presidente do Sistema Famaul – Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Maurício Saito, o delegado federal de Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso do Sul, Dorival Betini, e o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia, Rinaldo Modesto.