COMBATE A EXPLORAÇÃO SEXUAL

MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MS

Câmara CG - Maio
domingo, 26 de maio de 2019

"Pré-lançamento"

Documentário sobre direitos de crianças Guarani-Kaiowá será exibido na Aldeia Amambai em MS

"O evento reúne de 10 a 14 de julho representantes de todas as aldeias do Cone Sul do Mato Grosso do Sul, bem como organizações indigenistas e autoridades ligadas às questões indígenas"

09/07/2018 às 11:08
ComentarCompartilhar
Crianças indígenas da etnia Guarani-KaiowáCrianças indígenas da etnia Guarani-KaiowáFoto: Reprodução/Leonardo Salomão

O documentário Guarani-Kaiowás Ivy Poty – Flores da Terra, que aborda o contexto das crianças e jovens indígenas em Dourados, terá um pré-lançamento exclusivo esta semana durante a “VI Kuñangue Aty Guasu – Grande Assembleia das Mulheres Kaiowá Guarani”, na Aldeia Amambai.

O evento reúne de 10 a 14 de julho representantes de todas as aldeias do Cone Sul do Mato Grosso do Sul, bem como organizações indigenistas e autoridades ligadas às questões indígenas. “A assembleia é um momento de fortalecimento, em que as mulheres têm voz e trazem as demandas de seu povo para discutir e encaminhar”, diz Jaqueline Gonçalves, uma das organizadoras.

Na programação, além de pautas relacionadas aos territórios e às perspectivas de candidaturas indígenas nas eleições deste ano, estão previstos também temas como “o genocídio das crianças indígenas e o direito aos filhos e a educá-los do modo de ser nativo”, “o direito à medicina tradicional e ao parto humanizado” e “o direito a uma educação diferenciada nas escolas indígenas e ao ensino na língua materna”. Segundo Jaqueline, a exibição do documentário será importante para fomentar e ampliar essas discussões.

“Nós demos prioridade para que os Guarani-Kaiowás fossem os primeiros a ter acesso ao conteúdo produzido”, destaca Lucas José Ramos Lopes, um dos coordenadores do projeto do filme. Para ele, “o evento é uma oportunidade de apresentar o resultado do trabalho às pessoas diretamente envolvidas no documentário e, a partir disso, definir novas ações e estratégias de promoção e defesa de direitos, em conjunto com os atores locais”.
 
Infância Guarani-Kaiowá

Making off do documentário. Foto: Reprodução/ Leonardo Salomão 

A garantia dos direitos das crianças Guarani-Kaiowá está intimamente ligada à preservação de seu modo de ser tradicional. É o que mostra o documentário Guarani-Kaiowás Ivy Poty – Flores da Terra, ao traçar um panorama da infância indígena de Dourados.

Produzido pela Rede Marista de Solidariedade, o filme faz uma contextualização da vida dos Guarani-Kaiowá, ressaltando a concepção de criança e o valor das relações intergeracionais naquele modelo de organização familiar e comunitária. Ele destaca a importância da valorização da cultura e da identidade étnica no processo de desenvolvimento das crianças e dos jovens e aborda o cenário das políticas públicas de atenção a esses meninos e meninas.

“O documentário promove uma escuta dos indígenas, de atores da rede de atendimento, de organizações da sociedade civil e outros profissionais sobre questões sociais, políticas, culturais e identitárias da população Guarani-Kaiowá, com a proposta de contribuir para a promoção e defesa de seus direitos, em especial das crianças e jovens”, apontam os diretores do filme, Camilla da Silva e Souza e Vinícius Gallon.

De acordo com a coordenadora do projeto, Juliana Kuwano Buhrer, “a expectativa é de que a produção contribua para os debates e formações das redes locais e seja utilizada como subsídio para os agentes que participam da formulação, implementação e monitoramento das políticas públicas”.

Violações de direitos

Foto: Reprodução/Leonardo Salomão

Guarani-Kaiowás Ivy Poty – Flores da Terra revela um cenário de sistemáticas violações de direitos, que afetam diretamente as crianças e jovens indígenas. Além das dificuldades de acesso a condições básicas, como alimentação e saúde, a perda das referências culturais pelo contato com a cidade tem comprometido a perspectiva de vida de meninas e meninos e levado muitos ao suicídio.

Os entrevistados no filme indicam que no campo da educação também há grandes desafios, como a garantia de acesso a todas as crianças, a precariedade e falta de manutenção na infraestrutura das escolas, o olhar dos professores e a carência de materiais didáticos específicos e diferenciados, que contemplem a cultura e a língua nativas.

Veja o trailer

A história dos Guaranis e Kaiowás é marcada pela resistência para que, nas palavras de um deles registradas no documentário, tenham minimamente seu “direito de existir”.
  
Serviço

Pré-lançamento do documentário Guarani-Kaiowás Ivy Poty – Flores da Terra, será no dia 11 de julho de 2018, a partir das 19h, durante a VI Kuñangue Aty Guasu – Grande Assembleia das Mulheres Kaiowá Guarani. Localizada na Aldeia Amambai em Mato Grosso do Sul. 
 

Deixe seu Comentário

TV MS

05 de maio de 2019
OBRAS NA ERNESTO GEISEL EM CAMPO GRANDE E ENTREGA DE AMBULÂNCIAS

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MSRua Rodolfo Andrade Pinho, 634
CEP 79090.050 - Vila Taveirópolis
Campo Grande/MS
 (67) 99150.1270
Editorias
Institucional
Mídias Sociais
© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma