26 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

CULINÁRIA

Receita de Pizza Focaccia com Molho de Tomate e Cebolinha

A- A+

Olá leitores do MS Notícias! Hoje iremos fazer uma pizza focaccia que adoramos aqui em casa. Coberta com molho de tomate e cebolinha picada deliciosa, essa receita fica bem fácil de cortar, crocante por fora e macio por dentro. Esta versão é minha tentativa de homenagear todos que adoram uma bela focaccia! 

INGREDIENTES:

  • 1 xícara de água morna
  • 2 colheres de chá de fermento seco
  • 2 1 / 2 copos de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 3 / 4 copo cebolinha picada
  • 1 xícara de molho de tomate ou purê

MODO DE PREPARO:

  1. Adicione água a uma tigela grande, adicione o fermento e mexa delicadamente. Deixe descansar por 5 minutos, até que pequenas bolhas comecem a aparecer no topo da água. Adicione a farinha, o sal e o azeite de oliva e misture bem com uma colher de pau até obter uma massa úmida e desgrenhada. Cubra levemente uma superfície com cerca de 1/3 de xícara de farinha e despeje a massa sobre a superfície enfarinhada. Sove por 5 minutos, até a massa ficar lisa, homogênea e pegajosa. Se você cutucar com cuidado, ele voltará em cerca de 5 segundos para preencher a marca de cutucada. (Observação: você pode fazer a massa em uma batedeira com um gancho de massa, se preferir - faça a dissolução do fermento na batedeira e adicione a farinha, o sal e o óleo e misture com o gancho de massa por 3 a 4 minutos.
  2. Adicione 3 colheres de sopa de azeite de oliva em uma tigela limpa e gire a tigela para garantir que as laterais estejam untadas. Forme uma bola solta com a massa e transfira-a para a tigela untada com óleo e, em seguida, vire-a com cuidado para que os dois lados fiquem cobertos de óleo. Cubra a tigela com filme plástico e deixe descansar em temperatura ambiente por 60 a 90 minutos, até que quase dobre de tamanho.
  3. Adicione 1/2 xícara de azeite de oliva no fundo de uma forma de bolo de 9 x 13 polegadas. (Vai parecer muito óleo, mas é absorvido pela massa à medida que cozinha e faz uma crosta incrível.) Transfira a massa para a assadeira e estique-a delicadamente para ajustar as dimensões. Vai parecer com a consistência de uma goma de mascar macia. Polvilhe 1/2 xícara de cebolinha e uma pitada grande de sal por cima. Por cima da cebolinha, passe os dedos para espalhar o purê de tomate, evitando as bordas onde a massa encontra a forma (o molho vai queimar). Cubra levemente e deixe a massa fermentar na assadeira por 30 minutos, até que esteja estufada.
  4. Enquanto isso, aqueça o forno a 200 graus. Depois que a massa estufar, é hora da parte mais divertida de fazer a focaccia: cutucar tudo com a ponta dos dedos para fazer covinhas. Faça isso e leve ao forno por 20 a 25 minutos, até que as bordas sem molho estejam tostadas onde tocam a assadeira e as bolhas parecidas com pizza que cresceram na superfície estejam tingidas de marrom escuro nos centros.
  5. Retire do forno e polvilhe com a cebolinha verde restante, um fiozinho de azeite e mais sal a gosto. Você pode fatiar e comer assim que esfriar um pouco. Leve à geladeira para armazenar.

Créditos ao portal Receita Fácil. Gostou da receita de pizza focaccia? compartilhe com todos seus amigos que gostam de uma boa pizza! abraço e até a próxima.