13 de junho de 2024
Campo Grande 23ºC

Showtec começa hoje com destaque para uso integrado de lavoura e pecuária

Outro destaque da feira serão os giros tecnológicos

A- A+

Começa hoje o Showtec em Maracaju, feira tradicional que tem se consolidado como um dos maiores eventos agropecuários do país. Neste ano, com o intuito de atender a demanda dos expositores e facilitar a circulação dos 12 mil visitantes esperados nesta edição, o espaço foi totalmente reestruturado.

Com um número superior a 120 expositores e mais de 500 tecnologias a serem apresentadas, o Showtec se consolida em ser conhecido como uma das maiores feiras de difusão de tecnologias e inovações agropecuárias de todo o Brasil.

Uma das principais atrações do Showtec 2015 serão os Giros Tecnológicos, e o uso da Integração Lavoura-Pecuária aplicado para reforma de pastagem é uma das práticas que se encaixa no objetivo dos giros que é integrar os produtores rurais com novas tecnologias voltadas para o desenvolvimento do setor agropecuário.

Para o pesquisador da Fundação MS, Alex Marcel Melotto, que irá apresentar esse tema que engloba outros assuntos como os consórcios de milho com capim, milheto com capim, sorgo com capim aliados ao uso de feijão guandu, o objetivo desse giro tecnológico é apresentar ao produtor rural sistemas em que são empregados componentes agrícolas para reformar o pasto de forma integrada.

“A técnica utilizada se baseia no uso da cultura agrícola juntamente com o capim no momento da reforma da pastagem. Um exemplo disso é o consórcio milho com capim ser indicado tanto para a pecuária como para a agricultura, sendo que na pecuária o consórcio tem a função de produzir mais forragem por área e na agricultura o capim servir de palhada para o plantio direto”, explica o pesquisador.

Alex ainda falou que este giro aborda a implantação, manejo e colheita desse sistema. E além da tecnologia no campo, serão apresentados resultados de propriedades que já utilizam o sistema de Integração Lavoura-Pecuária aplicado para reforma de pastagens.

Esta atividade acontece no dia 22, às 8h no Espaço Giro Tecnológico e após as apresentações os pesquisadores da Fundação MS estarão à disposição dos produtores para sanar eventuais dúvidas sobre as práticas apresentadas.