25 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Medicina Veterinária

Acadêmicos de Medicina Veterinária assistem a cirurgia equina em aula prática

A- A+

Acadêmicos do 7º semestre do curso de Medicina Veterinária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram nesta terça-feira (28) de uma aula prática da disciplina “Clínica Médica de Equinos”, ministrada pela professora Aline da Rosa Gonçalves.

“Realizamos uma cirurgia ortopédica chamada de “desmotomia do ligamento anular em equino” e reparação tendínea através da técnica “splint Tendíneo”, além do uso de células tronco e ozonioterapia em um cavalo de quatro 4 anos que participa de competições esportivas”, destacou o médico veterinário Paulo Zandavalli, responsável pelo procedimento.

A professora Aline ressalta a importância da aula prática para o aprendizado dos alunos. “Os acadêmicos auxiliam na preparação da sala de cirurgia e também acompanham atentamente todo o procedimento realizado pelo médico veterinário. Eles aproveitam para sanar dúvidas”.

Gabriela Beatriz de Assis Sousa, acadêmica do 7º semestre de Medicina Veterinária, conta como foi a experiência de participar da aula prática, em uma cirurgia de equino, pela primeira vez. “É muito importante ver na prática como os procedimentos são realizados, porque estuda-se muito na teoria, mas na prática a gente consegue aperfeiçoar o nosso conhecimento. É como se a gente visualizasse melhor tudo o que acontece dentro da anatomia, fisiologia e até mesmo da patologia do animal”.

O médico reforçou ainda que “se o animal não tivesse sido operado ele não teria mais condições de praticar o esporte, mas com a cirurgia vai conseguir competir novamente”. Antes da cirurgia, os acadêmicos receberam instruções sobre o procedimento a ser realizado e orientações sobre todos os cuidados a serem seguidos.

O animal, que já veio com o diagnóstico de lesão no tendão, recebeu anestesia geral para a realização da cirurgia. A expectativa é que em 48 horas, o animal já inicie a fisioterapia.