27 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

DE 28 A 30

Acontece nessa semana em Dourados, Mostra que valoriza saberes indígenas

O evento intitulado Tekoha Maraney, acontecerá na escola municipal indígena Tengatuí Marangatu

A- A+

As escolas indígenas de Dourados realizam dessa quinta-feira (28) a 30 de novembro a V Mostra Cultural de Saberes Indígenas na Escola. O evento intitulado Tekoha Marane’y, acontecerá na escola municipal indígena Tengatuí Marangatu. 

Conforme os realizadores da Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas de Dourados (CEAID). A Mostra visa fortalecer a educação escolar indígena entre as etnias Kaiowá, Guarani e Terena, com ênfase na valorização da história e das culturas indígenas. 

"Ela vai apresentar às comunidades escolares e oferecer à sociedade douradense a oportunidade de conhecer a cultura, a história e as contribuições indígenas para a região, valorizando seus saberes próprios como fundamento da aprendizagem, além da sustentabilidade e a promoção de uma sociedade plural e menos preconceituosa", explicou o CEAID.

Além de Dourados, ações vinculadas ao Saberes Indígenas estão em desenvolvimento nos municípios de Caarapó, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Tacuru, Maracaju, Antônio João e Bela Vista.

Os materiais didáticos e os livros desenvolvidos poderão ser vistos durante os três dias de evento e alguns já podem ser consultados no site, além da programação completa.