17 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

OPORTUNIDADE

Alunos do Ensino Médio podem se inscrever para o PIBIC em MS

Para participar, o aluno deve estar regularmente matriculado no Ensino Médio regular ou técnico de escola pública

A- A+

O Programa Institucional de Bolsas Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) da UFGD está com inscrições abertas. Voltado a estudantes do Ensino Médio regular ou técnico da rede pública, o projeto tem como objetivo apresentar o ambiente universitário e oportunizar o desenvolvimento de atividades de pesquisa com orientação de professores da UFGD.
 
A participação pode auxiliar, ainda, na escolha do curso de graduação e preparo pós-ingresso na Universidade, caso o estudante queira dar continuidade ao desenvolvimento da pesquisa. As opções de pesquisa são diversas: atividades em laboratórios de química, física, matemática, no horto medicinal, desenvolvimento de aplicativos, estudos de linguagens, dentre outras.
 
INSCRIÇÕES
 
As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas entre os dias 02 de março a 30 de abril de 2020, mediante envio dos documentos necessários para o e-mail: inic@ufgd.edu.br. Os documentos são:
 
a) Ficha de inscrição;
b) RG;
c) CPF;
d) Boletim do ano de 2019;
e) Declaração de matrícula 2020.
 
Se não for possível enviar a declaração devido ao o fechamento das escolas por motivo da pandemia, a mesma poderá ser entregue na ocasião do cadastramento da bolsa, em julho/agosto.
 
No edital de seleção consta que os documentos podem ser entregues presencialmente, na Coordenadoria de Pesquisa, mas essa informação está temporariamente suspensa, enquanto os servidores da UFGD estão atuando em regime de teletrabalho. Portanto as inscrições serão feitas apenas por e-mail.
 
REQUISITOS
 
Para participar, o aluno deve estar regularmente matriculado no Ensino Médio regular ou técnico de escola pública, com frequência escolar igual ou superior a 80%; e não ter vínculo de trabalho nem receber bolsa de instituições públicas ou privadas durante toda a vigência da bolsa, que vai de agosto de 2020 a julho de 2021.
 
A carga horária de atividades será de 8h semanais, sob orientação de professor pesquisador da área de interesse. A quantidade e valor das bolsas serão definidos somente após a divulgação da quota institucional da UFGD junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
 
A ficha de inscrição, documentos necessários e detalhes sobre deveres de estudantes e orientadores encontram-se no edital, que deve ser lido atentamente pelos candidatos, está disponível abaixo: