29 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

LITERATURA

Edital emergencial aberto nesta 3ª-feira licencia 30 textos literários de 6 gêneros em MS

Veja o prazo final das inscrições abertas nesta manhã e as regras. Edital distribui recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc ao setor cultural

A- A+

O governo no estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura publicou em Diário Oficial desta 3ª-feira (20.out.2020) o lançamento de mais um edital emergencial por área que distribui recursos da Lei Aldir Blanc. Dessa vez, contempla 30 textos literários nos gêneros: crônica, conto, poesia, Quadrinho/HQ, literatura infantil ou juvenil. As obras ficam licenciados durante um 1 ano para a FCMS.  

Cada categoria será premiada no mínimo 6 (cinco) textos literários no valor de R$ 2.000,00 cada.

As inscrições devem ser realizadas a partir das 8h deste dia 20 de outubro até às 23h59 (horário de MS) do dia 31 de outubro em endereço eletrônico que pode ser acessado (AQUI). O interessado deve fazer login em uma conta no Google para se cadastrar no "Google Forms".

No edital, constam as pontuações que cada obra receberá a partir de sua proposição.

Para concorrer o texto deverá ter representação temática/singularidade, que é a capacidade da obra de apresentar-se como proposta de vanguarda ou distinguir-se por sua peculiaridade dentro da tradição literária.

Também será considerada qualidade técnica – que nesse caso é a qualidade literária: as obras devem apresentar escolhas conscientes e domínio do autor sobre o gênero, a linguagem e a técnica literária.

E o produto final deve apresentar coesão estrutural e demonstrar o domínio da estrutura do gênero escolhido.

Será considerado também o domínio da linguagem, o domínio da norma padrão da língua ou adequação da linguagem às variedades pertinentes na construção dos textos.

As narrativas que abordem causas identitárias como LGBTs, Negros, indígenas, deficiência e idosos receberão 1 (hum) ponto bônus desde que identificado no texto pela comissão julgadora de premiação.

Serão desclassificadas as propostas que não atingirem o mínimo de 50 (cinquenta) pontos.

As Propostas de texto contendo produtos já produzidos, antes ou durante a pandemia, deverão ser encaminhados contendo a seguinte especificação técnica, sob pena de desclassificação:

a) Conto - entre 2.500 e 12.000 caracteres com espaço, até um máximo de 150 linhas, digitadas em letra tipo Times New Roman, Corpo 12;

b) Crônica - entre 2.000 e 4.000 caracteres com espaço, até um máximo de 60 linhas, digitadas em letra tipo Times New Roman, Corpo 12;

c) Poesia - entre 200 e 1.500 caracteres com espaço, até um máximo de 60 linhas, digitadas em letra tipo Times New Roman, Corpo 12;

d) Quadrinho/HQ: Os trabalhos deverão conter no mínimo 3 páginas e máximo 5 páginas; e) Literatura infantil: entre 2.500 e 12.000 caracteres com espaço, até um máximo de 150 linhas, digitadas em letra tipo Times New Roman, Corpo 12;

Conforme o edital, cada proponente poderá concorrer somente com 1 inscrição.

O edital em questão tem aporte financeiro de R$ 60.000,00 (Sessenta Mil reais) destinado ao estado por meio da Lei Aldir Blanc.

EIS A ÍNTEGRA DO EDITAL ABAIXO: