19 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

VEJA O VÍDEO

Em vídeo, pessoas contrárias ao isolamento escolhem quem da família vai viver

Veja a campanha emocionante da prefeitura de Teresina, no Piauí

A- A+

Com o mesmo número de mortes que em todo estado de Mato Grosso do Sul, a prefeitura de Teresina, no Piauí fez um comercial emocionante para conscientizar àqueles que insistem em enfrentar a necessidade do isolamento social. O vídeo que logo viralizou circula na internet.

A prefeito Firmino Filho, joga pesado com os anúncios publicitários para tentar mater a população em casa para evitar mortes. No dia 03 de abril, foi publicado no perfil na prefeitura no Twitter uma imagem também chocante. A administração municipal escancarou a gravidade da situação usando, inclusive, um caixão em uma propaganda. O “confinamento” é a única medida que, comprovadamente, pode reduzir a disseminação do vírus na sociedade.

A cidade que é capital do Piauí, tem nove óbitos e 237 casos confirmados da doença.

O prefeito Firmino Filho lamentou a morte e informou que a Prefeitura de Teresina está cumprindo o que dispõe o Plano de Contingência para o enfrentamento da Covid-19. “Mas é necessário que todos também façam a sua parte e só saiam de casa se for estritamente necessário. O isolamento social é uma medida eficaz recomendada pelas autoridades de saúde”, afirmou, nessa segunda-feira (27.abril).

A Prefeitura vem adotando um conjunto de medidas para evitar a contaminação em massa pelo novo conoravírus. Um decreto, que permanece em vigor, determina o fechamento de estabelecimentos comerciais na capital, excluindo apenas aqueles serviços essenciais que permanecem funcionando. Além disso, está sendo incentivado o uso de máscaras quando as pessoas estiverem em via pública.

VEJA O VÍDEO

O último domingo (26.abril) Teresina registrou o pior índice de isolamento social para este dia, desde que teve início o monitoramento. O percentual pela primeira vez ficou abaixo dos 60%, quando apenas 58% dos teresinenses ficaram em casa. O monitoramento é feito diariamente pela startup recifense InLoco.

Os maiores índices costumam ser registrados aos domingos e feriados. No último mês, o maior percentual de isolamento social foi observado na Sexta-Feira Santa, quando 66% dos teresinenses ficaram em casa. O percentual aos domingos costuma ficar entre 62% e 64%.

Apesar de serem os melhores índices já registrados em Teresina, eles ainda estão abaixo do mínimo de 73%, considerado eficaz, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para conter a disseminação do novo coronavírus.