29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

EDUCAÇÃO

IFMS recebe até janeiro inscrições para cursos gratuitos de idiomas

Os interessados podem se inscrever gratuitamente até 17 de janeiro, exclusivamente pela Página do Candidato da Central de Seleção

A- A+

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas na seleção que oferta 680 vagas para cursos gratuitos de Espanhol, Inglês e Libras, nos níveis básico e intermediário. 

Com início no primeiro semestre letivo de 2020, os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) são viabilizados por meio do Centro de Idiomas (Cenid) da instituição, nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas. O edital, com todas as regras, está publicado na Central de Seleção. 

As vagas são ofertadas de duas maneiras: para turmas iniciantes e para as que já se encontram em andamento, o que exige a realização de uma prova de nivelamento. Para concorrer, é necessário possuir ensino fundamental I completo.  

No caso de turmas iniciais, há reserva de 60% das vagas exclusivamente para estudantes do IFMS (12 vagas), 25% para comunidade externa (5) e 15% para servidores (3). A opção deve ser assinalada no ato de inscrição.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente até 17 de janeiro, exclusivamente pela Página do Candidato da Central de Seleção. Aqueles que nunca acessaram o sistema precisam fazer o cadastro previamente.

A seleção dos candidatos inscritos será feita por meio de sorteios eletrônicos.

Nivelamento - Os candidatos que desejam ingressar nas turmas acima do nível básico I precisam passar por uma prova, marcada para 15 de fevereiro, com o objetivo de avaliar o nível de proficiência e os conhecimentos prévios necessários para ingresso em cada nível. É o teste que definirá o nível da turma a que cada candidato concorrerá no sorteio eletrônico. 

A prova será composta por 42 questões de múltipla de escolha, visando avaliar a compreensão auditiva, visual e geral da língua (gramática e vocabulário). Independentemente do resultado obtido no teste de nivelamento, o preenchimento da vaga só será possível caso o candidato seja selecionado por sorteio, previsto para o dia 19 de fevereiro. 

Cenid - Os cursos FIC de idiomas oferecidos pelo Instituto conduzem o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento e ao conhecimento de uma língua adicional. O certificado tem validade nacional e atesta o conhecimento no nível concluído. 

Ofertados em duas etapas, com três semestre cada um, os cursos se destinam a estudantes, servidores do IFMS e comunidade externa, tendo a finalidade de fomentar o processo de internacionalização da instituição. 

As aulas para os selecionados começam em fevereiro (turmas iniciantes) e março (turmas em andamento).  Veja aqui o edital.