28 de março de 2024
Campo Grande 26ºC

Censo Escolar

Matrículas no ensino médio brasileiro têm queda, aponta Censo Escolar

Cerca de 7,5 milhões de alunos do ensino médio estão fora das salas de aula

A- A+
De acordo com o Censo Escolar da Educação Básica 2019, o número de estudantes matriculados no ensino médio reduziu. A pesquisa foi feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e mostrou que cerca de 7,5 milhões de alunos deixaram a escola nas últimas séries da educação básica. O percentual representa 3,1% em relação à pesquisa anterior.
 
A pesquisa aponta, também, que as escolas que ofertam vagas no nível médio estão concentradas nas áreas urbanas (95%), enquanto que na zona rural a rede pública tem 96,3% dos estudantes do ensino médio, com maior proporção de matrículas na rede federal.
 
Em contrapartida, à redução aumentou o número de estudantes em tempo integral no ensino médio. Em 2019, houve avanço de 10,8% nas matrículas para tempo integral, conforme apuração do Inep. O levantamento considera que a maior proporção de matriculados no tempo integral (11,7%) está concentrada na rede pública. Nas escolas privadas, a proporção de estudantes é de 4,8%.
 
 
Entenda o Censo Escolar
O Censo Escolar é uma pesquisa estatística que tem como objetivo fazer um diagnóstico sobre a educação básica brasileira.
Sob coordenação do Inep, o Censo Escolar é realizado em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios.
 
A pesquisa é declaratória, de abrangência nacional e coleta informações de todas as escolas públicas e privadas, suas respectivas turmas, seus gestores, profissionais escolares e alunos de todas as etapas e modalidades de ensino: regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.
 
 
 
*Com informações do Inep