WhatsApp, Instagram e Facebook começaram a retomar o funcionamento após mais de 5 horas de pane global nesta segunda-feira (4.out.21). Os serviços, no entanto, ainda apresentavam instabilidade. O MS Notícias mostrou que até mesmo os funcionários da empresa tiveram dificuldades para entrar no prédio do Grupo.
Pouco antes, por volta das 17h, o Facebook disse que problemas com a rede causavam a falha de acesso. A empresa é dona dos três serviços.
A mensagem foi postada no Twitter pelo diretor de tecnologia da empresa (CTO, na sigla em inglês), Mike Schroepfer que não informou o que causou essa falha. O Facebook também é o dono do WhatsApp e do Instagram.
*Sincere* apologies to everyone impacted by outages of Facebook powered services right now. We are experiencing networking issues and teams are working as fast as possible to debug and restore as fast as possible
— Mike Schroepfer (@schrep) October 4, 2021
" Sinceras * desculpas a todos os afetados por interrupções nos serviços do Facebook no momento. Estamos enfrentando problemas de rede e as equipes estão trabalhando o mais rápido possível para depurar e restaurar o mais rápido possível", (post acima traduzido).
A instabilidade global nas redes do grupo gera impacto na vida de bilhões de pessoas. Em julho, o Facebook era a plataforma com o maior número de contas, 2,85 bilhões, segundo dados disponibilizados no Statista, portal internacional de estatísticas. Em terceiro lugar na quantidade de usuários, tem o WhatsApp (2 bilhões) e o Instagram (1,38 bilhão).
O erro nos produtos da empresa de tecnologia ocorre um dia depois da ex-funcionária Frances Haugen revelar ser a delatora do Facebook. A gerente de produto que trabalhou na equipe de desinformação cívica da rede social antes de deixar a companhia em maio, usou os documentos para revelar danos que teriam sido causados pela empresa. Ela entregou vários dos documentos ao The Wall Street Journal, que desde o mês passado vem publicando as informações.