17 de maio de 2024
Campo Grande 20ºC

AÇÕES E RESULTADOS

Sem estardalhaço, titular da Segov faz as lições com legado de Riedel

A- A+

Quando exerceu durante oito anos consecutivos as funções que lhe foram designadas pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), todas de caminhos íngremes, de fácil derrapagem e sem atalhos, Eduardo Riedel não se deixou intimidar. Sairia bruscamente das confortáveis vivências no âmbito do classismo ruralista e da excelência no ativismo gerencial e tecnológico para submeter-se às violentas intempéries que açoitam os cargos públicos.

Crises de cunho administrativo e pressões infernais nas demandas da política e dos políticos foram tratadas com inteligência, honestidade, zelo e racionalidade. Tanto na Secretaria de Governo e Gestão Estratégica como na de Infraestrutura, coube a Riedel a encardida missão de pensar, executar e monitorar o desempenho dos diversos pontos de governança alinhados no programa de Azambuja. O resultado de todo o processo veio com a vitória, em sua primeira disputa política e eleitoral.

Ao deixar a função subalterna no governo para ser o governador, Riedel deixou atrás de si ensinamentos que serviram e servem de rastros para conduzir outras gerações por caminhos seguros - sem minimizar as tempestades, mas aplicando ensinamentos preciosos sobre especificidades e conjunturas na arte de pensar e fazer a administração e a política. E quem demonstra possuir semelhante vocação é o seu atual sucessor na Segov, Rodrigo Perez.

EFICIÊNCIA E DISCRIÇÃO

Rodrigo Perez está à frente da a Segov. (Foto: Saul Schramm)Rodrigo Perez está à frente da a Segov. (Foto: Saul Schramm)

Um administrador de empresas que também administra conflitos e monitora desempenhos, elabora e atua na execução de soluções, Rodrigo Perez faz – como fazia Riedel, embora sem imitá-lo e com estilo próprio – um trabalho discreto e eficaz. O acerto nesta escolha reflete o cuidado com que Riedel continua tratando do aparato técnico da gestão, estrategicamente direcionada, tecnicamente resolutiva e politicamente confiável.

Não vieram do acaso as palavras de Eduardo Riedel ao anunciar sua investidura na Segov: “O Rodrigo vem com muito conhecimento, porque participa diretamente das discussões de construção do plano montado para Mato Grosso do Sul. É uma pessoa que tem e carrega, no seu DNA, a capacidade de articulação, o diálogo, a compreensão. Das dificuldades que existem em governo e, como administrador que é, também vai ter a capacidade de ser guardião. Repito aqui que o secretário de Governo é o guardião do rumo a ser tomado pelo governo do Estado”, sentenciou.

Governador Eduardo Riedel durante coletiva de imprensa para anúncio de novos chefes de equipe. (Foto: Saul Schramm)Governador Eduardo Riedel durante coletiva de imprensa para anúncio de novos secretários. (Foto: Saul Schramm)

Para melhor análise do desempenho do secretário, basta conferir as páginas e notícias sobre esta primeira etapa de Riedel à frente do governo de Mato Grosso do Sul. Não se encontrará qualquer restrição, de técnicos ou de políticos, à atuação do titular da Segov. Ele não tem imunidade, está sujeito a todo tipo de solavancos e vai viver um dia em cada dia. Contudo, já não tem mais necessidade de adaptação aos encargos. À vontade, vem cumprindo o que Riedel projetou: “O secretário de Governo é o guardião do rumo a ser tomado pelo governo do Estado”.