20 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

CORUMBÁ

Pesquisa mostra que diminui diferença de Iunes para Dr. Gabriel e Paulo Duarte

Operação da PF na prefeitura e envolvendo irmão do prefeito pode ter efeito nas intenções de voto

A- A+

Realizada nos dias 26 e 27 de setembro com 300 eleitores corumbaenses, pesquisa do Ibrape apurou que o prefeito Marcelo Iunes (PSDB), candidato à reeleição, lidera as intenções de voto, porém com duas candidaturas avançando e pontuando já nos seus calcanhares. Com margem de erro em três pontos percentuais para mais ou para menos e 95% de intervalo de confiança, a pesquisa tem o registro 07842/2020 na Justiça Eleitoral.

A sucessão em Corumbá tem sete candidaturas. Até aqui, as consultas sobre intenção de voto já divulgadas sinalizam que só dois candidatos poderiam ameaçar a liderança de Iunes, o vereador e médico Gabriel de Oliveira (PSD) e o ex-prefeito Paulo Roberto Duarte (MDB). Os outros quatro ainda não apresentam um desempenho convincente nas pesquisas. A atual amostragem do Ibrape foi concluída 10 dias antes da Operação Offset, realizada pela Polícia Federal no combate a um esquema de desvio de recursos publicos na prefeitura do município.

Na operação, os federais cumpriram mandados de busca, apreensão e prisão. Foram apreendidos mais de R$ 40 mil em dinheiro e os mandados de prisão tinham em seus alvos o empresário Márcio Iunes, irmão do prefeito, e o secretário municipal de Infraestrutura de Corumbá, Ricardo Campos Ametlla. A expectativa agora é saber se a ação policial, ao atingir a administração e um irmão do prefeito-candidato, ocasionou danos ao seu desempenho eleitoral. O irmão de Marcelo Iunes tem uma empresa que foi atendida em contratos com a prefeitura e sofreu questionamentos do Ministério Público sobre processo licitatório, valores e execução dos termos ‘contratualizados’.

NÚMEROS

Da esquerda para direita - Paulo Duarte, Marcelo Iunes e Dr. Gabriel. Foto: Reprodução

A pesquisa Ibrape confirma que Iunes é o líder das intenções de voto, mas já não é uma liderança confortável. Na estimulada ele aparece com menos de 10 pontos à frente de Gabriel - o tucano tem 33% e o pessedista 24,34%, enquanto na cola do segundo está o candidato do MDB, com 17%. Pontuam ainda Elano Saldanha (PSL), com 8%; Joseane Garcia (PRTB), com 3%; Anísio Guató (Psol) e Adílson Lobo (Avante), cada um com 2%; brancos e nulos são 5,65%; e não sabem ou não responderam 4,68%.

Na estimulada, Iunes lidera com 36,80%, seguido por Gabriel (27,13%), Duarte (18,96%), Elano (9,30%), Joseane (3,35%), Anísio e Lobo, cada um com 2,23%. O Ibrape fez ainda uma simulação com respostas espontâneas sobre intenção de voto e o resultado mostrou Iunes à frente (25%), ficando Gabriel em segundo (10,67%) e Duarte em terceiro (9,33%). Pontuaram também Elano (2%), Anísio (1%) e Joseane (0,33%). Lobo não foi citado e outros candidatos somaram 1,33%, restando 50,34% para os indecisos e os que pretendem votar em branco ou anular o voto.

No quadro de rejeições, dois índices são bastante expressivos. O mais rejeitado, com 41,33% de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum, é Paulo Duarte. E o candidato com a menor rejeição é Gabriel: apenas 1,33%. O segundo mais rejeitado, com 41%, é o prefeito Marcelo Iunes, vindo em seguida Elano (10,33%), Anísdio (7,33%), Lobo (5,67%) e Joseane (1,67%).