16 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Reunião

Titular da SED, Professora Cecilia participa de reunião com secretários estaduais de Educação em SP

Última reunião ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) promoveu o encontro de gestores públicos de todas as regiões do País.

A- A+

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), promoveu nesta quarta-feira (4.12), em São Paulo-SP, a quarta e última reunião ordinária da entidade neste ano de 2019. O encontro foi realizado no Instituto Insper e teve como anfitrião o secretário de Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares.

Ao abrir a reunião, a titular da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e presidente do Consed, professora Cecilia Motta, destacou a importância da participação dos secretários nas ações do conselho no decorrer do ano e da união dos secretários para enfrentar os desafios que se desenham para 2020. “Esse é um momento de agradecimento pela participação e pela união dos secretários em torno dos nossos projetos, como a Agenda da Aprendizagem. Isso garantiu o protagonismo do Consed nas principais políticas públicas de Educação implementadas nesse período”, disse.

Por sua vez, o secretário-anfitrião, Rossieli Soares (SP), destacou que “o Consed é um importante fórum de discussão e de decisão, em que nós, secretários, sempre estamos unidos em prol da melhoria da aprendizagem do estudante. É um prazer enorme receber todos os colegas secretários aqui em SP”.

Ainda pela manhã, os secretários fizeram uma avaliação do ano, considerando os principais desafios enfrentados, especialmente no setor de finanças, e os principais resultados das gestões estaduais no período. A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), incluindo a construção dos currículos e a expansão das redes de Educação em Tempo Integral figuraram entre as ações mais citadas pela maioria dos gestores.

Após a rodada de avaliação, os secretários entraram na pauta mais discutida no decorrer de todo ano, a reestruturação do FUNDEB. O assunto é uma das prioridades para o Conselho, que tem feito um trabalho junto ao Congresso Nacional e ao Fórum de Governadores para aprovar a PEC do Novo Fundeb e garantir a permanência do fundo entre as fontes de recursos da Educação Básica.

Participação do MEC

Durante os trabalhos, o fórum também recebeu o secretário de Educação Básica do MEC, Janio Macedo, e o secretário de Educação Tecnológica, Ariosto Antunes, além do Conselheiro do CNE, Eduardo Deschamps. Ao lado dos representantes do Ministério, foram discutidos os próximos passos do ProBNCC e da implementação do Novo Ensino Médio, a regulamentação dos itinerários por parte dos Conselhos de Educação, e houve uma apresentação do programa Novos Caminhos, da SETEC.