24 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

EMOCIONANTE | SUPERAÇÃO

Vídeo: Raisa anda pela 1ª vez em 9 anos e até ganha 'manicure' nas próteses

Personalizadas de Mulher-Maravilha, próteses foram doadas por equipe de ortopedia da APAE

A- A+

Faz aproximadamente 1 mês que a pequena Raisa Jara Gomes, de 9 anos, ganhou um par de próteses de pernas e abandonou uma sandália crocs que usava para se locomover. Vídeos (abaixo) mostram ela em 2 fases: antes das próteses e depois, tendo celebrado a conquista com esmaltação das unhas feita pela irmã. “No dia que chegamos ela já foi pedindo para a irmã pintar as unhas da prótese”, disse o pai, Leonido Lopes Gomes.

A criança foi filmada na sexta (passada) – 17 de setembro, no Centro Especializado em Reabilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Campo Grande (CER/APAE).

Nos vídeos, Raisa aparece se locomovendo primeiro sobre as sandálias, depois ela já está se adaptando às pernas. “Ela veio aqui na APAE para aumentar a prótese, que estava curta. Na sexta, foi quando fizemos esses vídeos”, explicou à assessoria. 

Raisa vive com a família em Coronel Sapucaia (interior de MS). A pequena nasceu com foquismo (malformação congênita), em que ocorrem alterações no desenvolvimento embrionário resultando em modificações estruturais e funcionais. Ela tem amputação bilateral, situação em que os dois membros de uma mesma pessoa são amputados e precisam de prótese, chamada de exoesquelética transfemural. O equipamento custa quase R$ 3 mil.  

Dorival Daikon observa Risa no uso das próteses na APAE. Foto: DivulgaçãoDorival Daikon observa Raisa no uso das próteses na APAE. Foto: Divulgação

O Auxiliar Técnico Ortopédico do CER/APAE, Dorival Daikon Vilalta, foi quem doou as próteses à Raisa. Ele disse que a garotinha ainda pôde escolher a personalização, pois, a história dela o motiva. “O caso da Raisa mexeu muito com a equipe. A escolha da Mulher-Maravilha foi devido a história de superação dessa guerreira. É assim que vejo essas crianças e aprendo com elas todos os dias, a superar todos os obstáculos”, explicou Daikon.

Dando os seus primeiros passos com a prótese, Raisa emocionou toda a equipe da unidade da APAE de Campo Grande e principalmente, o pai, Leonido, que é o seu maior incentivador. “Fico muito emocionado em ver pela primeira vez a minha filha assim. Ela acorda, levanta para escovar os dentes e já me pede para colocar as próteses e fica andando. Estamos contentes por termos conseguido. A APAE mudou completamente a nossa vida”, celebrou o pai.

Veja os vídeos dos momentos emocionantes protagonizados e vividos pela garotinha: