Se as eleições fossem hoje, Afrânio Marques, o ex-secretário municipal de Governo e peça-chave da vitoriosa administração da prefeita Márcia Marques (MDB), seria eleito para o comando político-administrativo de Antonio João. É o que apontam os resultados de uma amostragem da Ranking Comunicação e Pesquisas, que apurou as intenções de voto de eleitores deste município na fronteira com o Paraguai, a 325 km de Campo Grande.

Realizada de 11 a 13 deste mês com 300 entrevistas de eleitores a partir dos 16 anos, a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral (MS-00128/2020). Com 95% de intervalo de confiança e 5,50% na margem de erro para mais ou para menos, a pesquisa constata que a dianteira de Afrânio é bastante ampla em todas as simulações, além de apurar que o ex-secretário possui também o menor índice de rejeição entre os eventuais concorrentes.
Na consulta espontânea - quando os entrevistados respondem à pergunta sobre o nome de sua preferência para a chefia do Executivo Municipal -, Afrânio tem 35%, quase três vezes mais que outros possíveis adversários citados na pesquisa, a saber: Márcia, que é a atual prefeita (6,33%), Élio Lopes macaco (7%) e Marcelo Pé (1,67%). Outros nomes mencionados somam 1% e os indecisos e que declaram votar em branco ou anular o voto, não sabem e não responderam são 53%.
Já na consulta estimulada – quando os entrevistadores apresentam ao entrevistado uma relação de possíveis candidatos -, a preferência por Afrânio ´Marques salta para 61% e o adversário mais próximo está quase oito vezes abaixo: é o pastor Elizeu, com 8,33%. Foram citados ainda: Élio Macaco (7%) e Professor Cido (2,67%), enquanto o grupo dos que não sabem, não responderam, pretendem votar em branco ou anular o voto totaliza a 21%.
REJEIÇÃO
A vantagem de Afrânio tem outro indicador que consolida a preferência dos eleitores: ele tem a menor rejeição. na consulta estimulada sobre o nome no qual os eleitores não votariam de jeito algum, o mais rejeitado é Élio Macaco, com 12%, vindo a seguir Professor Cido (10,33%) e pastor Eliseu (8,67%), enquanto Afrânio aparece com apenas 5% de rejeição. Os que disseram votar em branco, anular o voto, estão indecisos, não sabem ou não responderam à pergunta são 64%.
GESTÃO CONSAGRADA

A pesquisa da Ranking veio confirmar ainda o elevado patamar de popularidade e aprovação da prefeito Márcia Marques e de seu governo. O instituto quis saber dos eleitores como avaliam a gestão da prefeita e 66% a consideram ótima ou boa, ao passo que somente 4,67% a classificam ruim ou péssima e 25,33% afirmam ser regular, enquanto 4% não responderam ou não souberam responder.
Eleita em 2016 pelo PMDB com 42,19% dos votos válidos – o segundo colocado teve 34% -, Márcia Marques chega ao último semestre de seu mandato pontuando entre os mais altos índices de aprovação entre os 79n prefeitos e prefeitas de Mato Grosso do Sul. Vem daí um dos fatores que explicam a liderança de Afrânio Marques na pesquisa, já que seu papel na Secretaria de Govrno alcançou visibilidade diferenciada, sobretudo ao cumprir tarefas que foram fundamentais para viabilizar investimentos e serviços que deram vida ao programa de governo e compromissos de campanha.
Em 2018, dois indicadores nacionais de desempenho já retratavam o êxito gerencial de Márcia: o Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc) e os Sistema de Informações Sobre Orçamentos Públicos em Educação ('Siops') e Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siop). O Cauc pesquisa e faz a avaliação dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros, fiscalizando entre outros itens a regularidade tributária e a adimplência em empréstimos e financiamentos de fontes federais.
Os Siopes cumprem semelhante papel avaliando o desempenho de municípios na gestão na educação e na saúde. Em todos esses mecanismos institucionais os critérios básicos que decidem as notas finais de avaliação têm como vetores a execução das metas fiscais e administrativas, a qualidade de políticas publicas e de gestão financeira e o cuidado com que são tratadas as prioridades fundamentais da administração.











