26 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Porto Murtinho: Acipom tem nova diretoria e expectativas otimistas

A- A+

Depois de um mandato de quatro anos, com atuação decidida em favor da união e do fortalecimento da classe, o empresário Cláudio Winckler entregou na noite de sexta-feira (10/01) a presidência da Asssociação Comercial e Industrial de Porto Murtinho (Acipom) a Cláudio Augusto Corrêa Codorniz. O ato, no Cine Teatro Ney Machado Mesquita, reuniu autoridades civis e militares, entre as quais o prefeito Heitor Miranda, o vice-prefeito José Gomes Malaquias Sobrinho, secretários, assessores, representantes do comércio local e dois convidados especiais, Antonio Freire, presidente da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (Faems), e sua esposa, Zélia.

Antonio Freire, da Faems, fala na posse da diretoria da Acipom - Prefeito heitor com diretores da Acipom  Foto Hildebrando Procópio - 10.01.2014

Winckler desfiou um rosário de agradecimento a todos que apoiaram sua gestão, destacou o suporte dado pela administração municipal e realçou o papel que a Faems vem realizando pelo movimento associativista. Disse que deixa a presidência, mas não o campo de lutas, pois permanecerá na diretoria da Associação como 2º diretor comercial. Fez contundente apelo à união e à presença efetiva dos comerciantes na defesa conjunta de suas demandas, salientando que a falta de participação é prejudicial à classe e a todo o Município.

OTIMISMO - Também se manifestaram o vice-prefeito Malaquias; a secretária municipal de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Local, Conceição Montanheri; o 1º secretário da Acipom, Christpher Scapinelli; Antonio Freire, Heitor Miranda e Cláudio Codorniz. Todos reconheceram a importância do trabalho desenvolvido por Cláudio Winkler e projetaram otimismo na dinamização e no fortalecimento da organização.

Entre os motivos dessa confiança estão os frutos da nova realidade que se abre concretamente para Porto Murtinho com os investimentos locais e externos já delineados. Segundo Heitor Miranda, a economia local já experimentou um sopro de crescimento em 2013 com a melhoria do poder aquisitivo do servidor público, quando a Prefeitura iniciou o processo de valorização salarial do funcionalismo, passando a aplicar o piso nacional e concedendo um terço de hora-atividadedos professores, reajustando o salário de todos os servidores, com pagamento em dia e antecipando as folhas de final de ano.

O prefeito disse ainda que novos impulsos estão assegurados a curto, médio e longo prazo. Além de consolidar e ampliar a participação dos fornecedores locais na pauta de licitações da Prefeitura - 30% das compras estão reservadas ao comércio murtinhense -, também estará realizando novos investimentos e retomando várias obras de infraestrutura e inclusão social que geram empregos e aquecem as receitas (como asfalto, drenagem, postos de saúde), os incentivos à diversificação da economia, o fomento aos diversos tipos de turismo, a implantação já conveniada entre a Prefeitura e a Universidade Estadual (Uems) para implantar uma base avançada de pesquisas científicas na Ingazeira e a presença de uma indústria chinesa de processamento de grãos, além do estreitamento cada vez maior da cooperação social, cultural e comercial com o Paraguai.

Cláudio Codorniz fez questão de lembrar um a um os pioneiros da organização econômica e corporativa do comércio na região e depois disse que vai encarar o desafio de continuar e ampliar o trabalho de Winckler, fiando-se em Deus, na ação conjunta e participativa com toda a diretoria e no apoio de parceiros como o poder público e as forças organizadas da sociedade. O Município tem mais de mil empresas ativas - isto é, com habilitação de funcionamento - e o comércio responde por 43% da arrecadação.

Esta é a nova diretoria da Acipom:

Presidente, Cláudio Codorniz; Vice, Gilmar Pereira; 1º Secretário, Christopher Scapinelli; 2º Secretário, Fernando Luiz Rodrigues; 1º Diretor Financeiro, Francisco Alberto Oliveira; 2º Diretor Financeiro, Júlio Ximenes; 1º Diretor Comercial, Admir Lopes; 2º Diretor Comercial, Cláudio Winckler; 1ª Diretora do Serviço de Proteção ao Crédito (SCPC), Marinês Sanches Dorneles da Silva; 2ª Diretora do SCPC, Maria Helena Benites Aguilera.

O Conselho Fiscal é constituído pelos titulares Sabrina Ísis Gonçalves de Oliveira, Odair Magalhães e Marcos da Matta, tendo na suplência Caio Felipe Fernandes Perseguin, Moacyr Gomides Teixeira e Cãndido Dercy Silva dos Santos. No Conselho Deliberativo os titulares são Anaor da Cunha Silva, Maria Santa de Freitas Pereira, Maria Aparecida da Silva, Floriano Cáceres e João Cãndia. Os suplentes: Cláudio Hideki Shimada, Roberto Nishicawa e Sérgio David de Oliveira.