19 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

Vacinação contra HPV começa no dia 10 de março em Dourados

A- A+

A campanha de vacinação contra HPV será realizada pela primeira vez no país, começa na próxima segunda-feira, dia 10 de março e segue até 10 de abril. Serão vacinadas adolescentes de 11 a 13 anos de idade. Nas comunidades indígenas a faixa etária é ampliada, de 9 a 13 anos, porque estas têm chance de se expor ao risco mais cedo. Ao todo, a meta é vacinar seis mil meninas em Dourados.

Além de ações nas escolas, as vacinas ainda estarão disponíveis para as adolescentes nas Unidades Básicas de Saúde da Família. A reunião com as equipes dos postos para apresentação das estratégias foi realizada na quinta-feira passada. Também participaram representantes das universidades.

A intenção é que a vacina quadrivalente contra o papilovírus humano (HPV) seja uma aliada das ações para o rastreamento do câncer do colo de útero e uma ferramenta importante na prevenção contra essa doença, que representa hoje em todo país a segunda principal causa de morte por neoplasias entre mulheres.

Cada menina deve tomar três doses da vacina. A segunda dose deve ser tomada seis meses e a terceira dose cinco anos após a primeira, ou seja, a adolescente que tomar a primeira dose na campanha de março deste ano, deve tomar a segunda em setembro deste ano e a terceira em março de 2019.

 Dourados News