15 de dezembro de 2025
Campo Grande 27ºC

FATALIDADE | NACIONAL

Cabo da PM, atleta medalhista Leandro Prates é encontrado morto

Corredor de alto nível do atletismo brasileiro, teve dezenas de convocações e foi ouro; a polícia suspeita de acidente de trânsito

A- A+

O Cabo da Polícia Militar de São Paulo e atleta Leandro Prates, de 39 anos, ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2011, foi encontrado morto às margens da Rodovia Fernão Dias na tarde desta terça-feira (6.jul.21).

De acordo com a PM, o policial saiu do trabalho ontem (5.jul) e desde então estava desaparecido.  

O seu corpo e sua motocicleta foram encontrados numa ribanceira. A polícia suspeita que ele bateu a moto e caiu no precipício, no Km 75 da Fernão Dias, sentido Minas Gerais.

A Polícia Rodoviária Federal também informou que há indícios de envolvimento em acidente. A perícia da Polícia Científica compareceu ao local e o corpo será removido para o IML da capital paulista. A ocorrência será encaminhada ao 73º Distrito Policial, de Jaçanã.

HISTÓRIA

Leandro Prates (à direita) e Byron Piedra na chegada dos 1500m no Pan-Americano de Guadalajara  Foto: AFPLeandro Prates (à direita) e Byron Piedra na chegada dos 1500m no Pan-Americano de Guadalajara — Foto: AFP

Corredor de alto nível do atletismo brasileiro, Leandro teve dezenas de convocações pela Seleção Brasileira de Atletismo e competiu em mais de 15 países.

Ao longo de sua carreira, que se iniciou aos 18 anos, o atleta conquistou diversas medalhas, sendo a mais importante a de ouro na prova dos 1500 metros, nos jogos Pan-Americanos de 2011, disputados no México.

Ele ingressou na Polícia Militar há 13 anos, atuava na Escola de Educação Física da Polícia Militar, era casado e deixou um casal de filhos.

A Confederação Brasileira de Atletismo lamentou a morte e afirmou que Prates era um dos melhores corredores meio-fundistas e fundistas do Brasil

"O corredor baiano Leandro Prates Oliveira, um dos melhores meio-fundistas e fundistas do Brasil, nos deixou na noite desta segunda-feira (5/7). A CBAt e toda família abraça todos os seus familiares e amigos.

Leandro Prates foi bicampeão sul-americano, bicampeão Ibero-Americano e medalha de ouro nos 1.500 m nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, no México.

A história que o Leandro escreveu no Atletismo ficará pra sempre na nossa memória", diz a nota.

A Associação Brasileira de Atletas do Atletismo, da qual Prates era vice-presidente, também lamentou a morte. "Muita tristeza, um grande amigo de todos! Um vazio enorme no peito de todos os associados da ABAAt", diz a nota.