25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Bancários aceitam proposta e bancos abrem nesta terça-feira

A- A+

Na tarde desta segunda-feira (26), dia em que a greve dos bancos completaria 21 dias, os bancários aceitaram as propostas feitas pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e enceram a greve.

O Comando Nacional pedia inicialmente um aumento de 16% no salário dos bancários, tendo como proposta inicial da Fenaban, um aumento de 8,75% o que não agradava a categoria, já que esse era um valor que estaria abaixo da inflação, que é de 9,98%.

A proposta final feita para os bancários foi de um aumento de 10% nos salários e 14% nos vales e alimentação e refeição, essa proposta foi avaliada e aceita pelo Comando Nacional que reivindicou somente os abonos dos dias parados pela greve.

Quando o comando e a Fenaban entraram em um acordo definitivo com relação aos abonos, a greve finalmente teve um fim, portanto, além dos aumentos os banqueiros aceitaram abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total de 112 horas.

É importante resaltar que não foram todas as agências do país que aceitaram a proposta feita pela Fenaban, dois estados continuam a greve, Mato Grosso e Roraima.