25 de junho de 2024
Campo Grande 29ºC

Banco de leite do HU está com estoque baixo e precisa de doações com urgência

A- A+

O Banco de Leite do HU (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) precisa de doadoras de leite. O baixo estoque de leite materno para bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal é uma situação de emergência.

O consumo diário demanda 2,2 litros de leite humano, mas a quantidade está restrita em 1,5 litros do alimento “Estamos convocando urgentemente doadoras que tenham excesso de leite para completar o estoque”, convoca Elisabete Kamiya, nutricionista e responsável pelo Banco de Leite do Hospital Universitário.

O leite materno é fundamental para fornecer suporte nutricional e imunológico a todos os bebês nos primeiros seis meses de vida. Sem o alimento, as crianças ficam mais vulneráveis a infecções e diarreias, que podem resultar em desnutrição, desidratação e risco de morte.

Quem pode doar

“Toda mãe que esteja amamentando, em boa saúde e com leite excedente é candidata a doação”, enfatiza a nutricionista do Hospital Universitário. Depois de cadastrada, a equipe do HUMAP vai até a residência da doadora para mostrar a técnica de ordenha. A equipe do Corpo de Bombeiros fica responsável por recolher as doações uma vez por semana na casa das mamães cadastradas. “Qualquer quantidade de leite doada já faz muita diferença para os bebês internados”, conclui Kamiya. Para se tornar doadora, é preciso entrar em contato com a equipe do Banco de Leite Humano do HUMAP.

Mais informações pelo telefone 3345-3027.

Heloísa Lazarini com assessoria