19 de maio de 2024
Campo Grande 18ºC

CAMPO GRANDE | DESTAQUE NACIONAL

Campo Grande é destaque do Centro-Oeste no prêmio Cidades Amigas do 5 G

A prefeita, Adriane Lopes recebeu o prêmio durante o Painel Telebrasil Talks 2022, em Brasília (DF)

A- A+

 

Na 7ª edição do Prêmio Cidades Amigas do 5G, divulgado nesta terça-feira (8) pela Telebrasil, Campo Grande foi destaque da Região Centro-Oeste. A prefeita, Adriane Lopes recebeu o prêmio durante o Painel Telebrasil Talks 2022, em Brasília (DF). A premiação reconhece as iniciativas dos municípios para incentivar a implementação de infraestrutura de telecomunicações e a expansão da conectividade.

“Estamos em vias de implementação de um Parque Tecnológico em nossa Capital e esses avanços nas telecomunicações vêm somar com esse novo tempo de Campo Grande, que hoje é destaque na região Centro-Oeste do Brasil. Desde 2020 estamos trabalhando na mudança de legislações e otimizando os processos administrativos para que esse novo tempo se inicie. Tenho certeza de que em breve todo o país vai ouvir falar da nossa cidade como uma Capital pujante e que hoje está protagonizando um novo tempo naquela região, com as novas rotas de integração latino americana”, pontua a Prefeita, que participou do evento acompanhada do diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), Paulo Fernando Cardoso. 

São Paulo, Manaus, Teresina e Florianópolis também foram premiadas com destaques regionais. Campo Grande subiu 21 posições em relação à última premiação. 

A cidade foi reconhecida em outubro como a capital brasileira mais preparada para receber a nova tecnologia, ficando à frente de cidades como Florianópolis, Rio Branco, Porto Alegre e João Pessoa.

Em 2020 foi criado um grupo técnico da Prefeitura de Campo Grande, com o objetivo de iniciar os estudos para atualização da legislação municipal e permitir a chegada da nova tecnologia. 

Desta forma, na edição extra n. 6.615 do Diogrande, de 13 de abril de 2022, foi aprovada a Lei Complementar n. 477, que “dispõe sobre normas urbanísticas específicas para a instalação das estruturas de suporte para as Estações Transmissoras de Radiocomunicação (ETR’s), autorizadas e homologadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)”.

O Prêmio Cidades Amigas do 5G substitui o ranking Cidades Amigas da Internet. 

Implementação

Em outubro deste ano foi iniciada a operação em todas as capitais brasileiras, antes do prazo estipulado pela Anatel. A próxima etapa foi a implantação do 5G em cidades com mais de 500 mil habitantes e nas regiões metropolitanas. 

Desde o dia 19 de setembro, a Campo Grande já conta com o sinal 5G liberado. A decisão foi tomada em reunião do Gaispi, grupo criado pela Anatel para cuidar da ativação da internet 5G na faixa de 3,5 gigahertz (GHz), que oferece maior velocidade, estabilidade e menor tempo de latência (resposta). Na época, a informação foi anunciada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria por meio de redes sociais.

Portal 

A Capital possui um site de informações para auxiliar os usuários sobre a implantação do 5G. A página conta com legislações vigentes, lista com os celulares certificados para receber a tecnologia autorizados pela Anatel. Também tem uma aba para que as operadoras disponibilizem e mantenham atualizadas as informações sobre a geolocalização dos equipamentos, conforme vão sendo instalados, e uma área com as principais perguntas e respostas mais buscadas sobre o assunto.