Campo Grande figura entre as finalistas do IV Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias, onde mais de 70 práticas desenvolvidas pelas ouvidorias públicas de todo o território nacional foram inscritas. A divulgação do resultado final está prevista para ocorrer no dia 16 de março.
Luiz Afonso de Freitas Gonçalves é controlador-geral do Município, aponta que o vínculo de confiança com a instituição pública se estabelece, até mesmo, através das devolutivas de pedidos ou reclamações.
Já Arley Sandim é coordenador-geral da transparência, responsável pelo projeto “Portal de Transparência COVID-19”, que visa demonstrar maior transparência ao cidadão, tornando públicas todas as medidas que são adotadas pelo Município no enfrentamento a Pandemia de COVID-19,inscrito na categoria A – Fomento à participação e ao controle social em tempos de pandemia
“Vivenciamos um ano atípico e diante de um cenário grave. Foi necessário criar uma plataforma que compilasse os dados e ações desenvolvidas pela Prefeitura no combate ao novo coronavírus. O Portal trata exclusivamente sobre o tema, detalhando as informações e as tornando acessível à toda população”, afirmou ele.
Ouvidor-geral do Município, Marcos Haroitto conta que os canais de comunicação da Prefeitura estreitam os laços. “A integração com a Câmara Municipal torna o serviço muito mais transparente e ágil, já que as solicitações que antes eram encaminhadas via “papel”, se tornaram 100% digitais”, pontua.
Ações da Ouvidoria-Geral do Município, concorrem ao prêmio de boas práticas:
- CATEGORIAS B – Desenvolvimento de capacidade institucional, com o projeto “Integração entre a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Campo Grande-MS, para atendimento das Indicações das necessidades de Obras e Serviço à população”
- CATEGORIA C – Melhoria da gestão e das entregas aos usuários de serviços públicos, está inscrita a “Plataforma Fala Campo Grande/ 156”.
Haroitto revela ainda que, o segundo projeto inscrito - "Plataforma Fala Campo Grande" - vem sendo muito utilizada por toda a população. Atualmente se consolida como um dos canais favoritos do campo-grandense na hora de registar seus pedidos junto à Prefeitura, registrando mais de 180 mil ordens de serviços, que apresenta uma taxa de 82% de resposta.
CONCURSO BOAS PRÁTICAS
De responsabilidade da Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Rede de Ouvidorias, o IV Concurso de Boas Práticas tem o objetivo de estimular, reconhecer e premiar iniciativas desenvolvidas pelas ouvidorias públicas em todo o país. Cada prática será avaliada por: criatividade e inovação, custo-benefício, efetividade, além de simplicidade e facilidade de replicação.
Paulo Cardoso responde pelo desenvolvimento das ferramentas utilizadas, como diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (AGETEC). Para ele, o reconhecimento é consequência de um planejamento em tecnologia definido no começo da gestão, ainda em 2017.
“Conseguimos entregar em tempo recorde um portal de transparência exclusivo sobre os gastos com a covid-19, assim como implementar novos serviços digitais na plataforma Fala Campo Grande, oferecendo ao cidadão as mesmas ou até mais condições de interagir com o poder público sem deixar de observar as regras sanitárias impostas pela pandemia”, concluiu.