15 de abril de 2021
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FINALISTA

Capital tem bom desempenho em concurso da Rede Nacional de Ouvidorias

Entre mais de 70 práticas de todo o país, Campo Grande chega à final do IV Concurso de Boas Práticas, com final em 16 de março

Campo Grande figura entre as finalistas do IV Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias, onde mais de 70 práticas desenvolvidas pelas ouvidorias públicas de todo o território nacional foram inscritas. A divulgação do resultado final está prevista para ocorrer no dia 16 de março.

Luiz Afonso de Freitas Gonçalves é controlador-geral do Município, aponta que o vínculo de confiança com a instituição pública se estabelece, até mesmo, através das devolutivas de pedidos ou reclamações.

Já Arley Sandim é coordenador-geral da transparência, responsável pelo projeto “Portal de Transparência COVID-19”, que visa demonstrar maior transparência ao cidadão, tornando públicas todas as medidas que são adotadas pelo Município no enfrentamento a Pandemia de COVID-19,inscrito na categoria A – Fomento à participação e ao controle social em tempos de pandemia

“Vivenciamos um ano atípico e diante de um cenário grave. Foi necessário criar uma plataforma que compilasse os dados e ações desenvolvidas pela Prefeitura no combate ao novo coronavírus. O Portal trata exclusivamente sobre o tema, detalhando as informações e as tornando acessível à toda população”, afirmou ele.

Ouvidor-geral do Município, Marcos Haroitto conta que os canais de comunicação da Prefeitura estreitam os laços. “A integração com a Câmara Municipal torna o serviço muito mais transparente e ágil, já que as solicitações que antes eram encaminhadas via “papel”, se tornaram 100% digitais”, pontua.

Ações da Ouvidoria-Geral do Município, concorrem ao prêmio de boas práticas:

  • CATEGORIAS B Desenvolvimento de capacidade institucional, com o projeto “Integração entre a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Campo Grande-MS, para atendimento das Indicações das necessidades de Obras e Serviço à população”
  • CATEGORIA C Melhoria da gestão e das entregas aos usuários de serviços públicos, está inscrita a “Plataforma Fala Campo Grande/ 156”.


Haroitto revela ainda que, o segundo projeto inscrito - "Plataforma Fala Campo Grande" - vem sendo muito utilizada por toda a população. Atualmente se consolida como um dos canais favoritos do campo-grandense na hora de registar seus pedidos junto à Prefeitura, registrando mais de 180 mil ordens de serviços, que apresenta uma taxa de 82% de resposta.

CONCURSO BOAS PRÁTICAS

De responsabilidade da Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Rede de Ouvidorias, o IV Concurso de Boas Práticas tem o objetivo de estimular, reconhecer e premiar iniciativas desenvolvidas pelas ouvidorias públicas em todo o país. Cada prática será avaliada por: criatividade e inovação, custo-benefício, efetividade, além de simplicidade e facilidade de replicação.

Paulo Cardoso responde pelo desenvolvimento das ferramentas utilizadas, como diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (AGETEC). Para ele, o reconhecimento é consequência de um planejamento em tecnologia definido no começo da gestão, ainda em 2017.

“Conseguimos entregar em tempo recorde um portal de transparência exclusivo sobre os gastos com a covid-19, assim como implementar novos serviços digitais na plataforma Fala Campo Grande, oferecendo ao cidadão as mesmas ou até mais condições de interagir com o poder público sem deixar de observar as regras sanitárias impostas pela pandemia”, concluiu.

 

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