25 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

Capoeira entra para calendário oficial de comemorações da Capital

A- A+

Capoeiristas da Capital podem celebrar o Dia Municipal da Capoeira todo dia 3 de agosto. A determinação foi publicada nesta quinta-feira (17) no Diário Oficial de Campo Grande ( Diogrande), por meio da Lei nº 5.638.

Conforme publicação, a data passará a constar do Calendário Oficial de Eventos do Município. A medida também estabelece realização de seminários, aulas, palestras, roda de capoeira, concursos, bem como distribuição de cartazes e outros meios de comunicação que contribuam para a divulgação da referida manifestação cultural.

Pela publicação, despesas decorrentes da execução da presente lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, do Poder Executivo, suplementadas se necessárias. A lei é assinada pelo prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP).

Reconhecimento internacional

Em 2014, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) reconheceu a capoeira como Patrimônio Imaterial da Humanidade. A técnica, considerada símbolo de resistência, foi utilizada como defesa, tanto por escravos, quanto por libertos, após fim da escravidão.

Por longos anos foi considerada subversiva e até a década de 1930 foi marginalizada, no país. Em 2008, a capoeira foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).