13 de junho de 2024
Campo Grande 23ºC

Consulta Única inicia agendamento para pacientes ginecológicos

A- A+

Começou hoje, segunda-feira (2), pela UBS (unidade Básica de Saude) da Moreninha o agendamento no Projeto Consulta Única, desenvolvido pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), em parceria com o Projeto de Prevenção do Câncer, do Hospital do Câncer Alfredo Abrão. O calendário de agendamento foi aberto para as consultas itinerantes para o mês de fevereiro, que tem por este serviço móvel de atendimento (SMA) em ginecologia, capacidade para 80 atendimentos por dia. O ônibus (SMA) se desloca até a UBSs conforme cronograma de atendimento oferecendo toda a estrutura de um consultório com sala de pequena cirurgia, de mamografia digitalizada e de coleta de preventivo. Serão oito UBS para fazer o agendamento, abrangendo todas as regiões da Capital.

O trabalho itinerante, que consiste em prevenir o câncer do colo do útero e da mama, a fim de dar atenção especial às famílias com maior vulnerabilidade social, disponibiliza três médicos ginecologistas, um ultrassonografista, enfermeiras e psicólogas. A equipe realiza triagem para consultas, coleta de preventivo, ações educativas, orientação e encaminhamento para planejamento familiar.

Todas as consultas realizadas no Projeto devem ser previamente agendadas pessoalmente na unidade onde o atendimento acontecerá, conforme cronograma estabelecido pelo Projeto. Tudo isso mediante a apresentação do cartão SUS (Sistema Único de Saúde).

Serviço - Informações sobre o Projeto Consulta Única e o cronograma de agendamento e atendimento você confere clicando aqui ou pelo telefone 3301-4389.