19 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

'Outubro Rosa' terá diversas atividades para as mulheres na Capital

A- A+

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) promove uma série de ações para marcar o Movimento Outubro Rosa. Entre as atividades que serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde durante o mês estão palestra sobre a prevenção do câncer e colo uterino e de mama, orientações sobre a importância em se fazer exames preventivos de mama e atividade física, mutirão de preventivo, corte de cabelo e  coleta de exame e exame clínico das mamas. 

A celebração do Outubro Rosa começou, na Capital, com caminhada para alertar as mulheres sobre o risco do câncer de mama. Dando continuidade aos trabalhos,  a Sesau vai decorar o Centro de Atendimento à Mulher (CEAM), uma forma de chamar a atenção do público feminino.

Para a gerente técnica do Programa de Saúde do Adolescente, Alyne Mena de Almeida durante o mês de outubro diversas atividades serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura de Campo Grande. “Com estes trabalhos nós pretendemos alertar as mulheres sobre a gravidade do câncer de mama e da importância da prevenção. Também informamos todos os tipos de alternativas para prevenir contra a doença”, explicou.

Sobre Outubro Rosa
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. 

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.