25 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

Segunda turma de catadores de materiais recicláveis inicia curso na Capital

A- A+

Uma turma do curso “Fortalecimento do cooperativismo e da autogestão”, destinado a catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis foi aberto ontem pela prefeitura de Campo Grande e será realizado no Cecapro (Centro de Capacitação e Formação Profissional).

O curso está formando a segunda turma, com 35 alunos. O objetivo do curso é promover a organização dos trabalhadores quanto à execução das atividades e fornecer condições mais dignas de trabalho, na função de catador da UTR (Unidade de Triagem de Recicláveis).

Segundo Cícero Ávila, diretor-presidente da Funsa (Fundação Social do Trabalho), a meta é atingir o maior número de pessoas para atuação na UTR, por meio de cooperativas de catadores existentes ou que venham a ser formalizadas “A UTR estará dentro dos padrões de segurança e saúde do trabalhador, com todas as garantias de maneira sistematizada, através das cooperativas. É uma oportunidade para os trabalhadores permanecerem na atividade da coleta e reciclagem, de forma organizada e legal”.

O curso é de realização pela Funsat com interação da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Planurb (Secretaria Municipal de Assistência Social e Instituto Municipal de Planejamento Urbano).

Dany Nascimento