25 de junho de 2024
Campo Grande 29ºC

Superlotada, Santa Casa opera com 71% acima da capacidade

A- A+

 Nesta segunda-feira, a Santa Casa de Campo Grande está superlotada, com 79 pacientes sendo atendidos no Pronto Socorro em 46 leitos ativos. De acordo com a Santa Casa, o hospital trabalha 71,74% acima da capacidade técnica permitida.

Além dos pacientes no PS, 508 permanecem nas unidades de internação.Com apenas sete leitos ativos, o setor de pré-ortopedia do hospital está com 33 pacientes de ortopedia e traumatologia aguardando vaga no centro cirúrgico, 328,57% acima da capacidade permitida.

Desde última segunda-feira até ontem, a Santa Casa realizou 668 procedimentos cirúrgicos, destas 316 são de ortopedia e traumatologia.

Na sala de emergência adulta (área vermelha), que possui seis leitos ativos, hoje estão nove pacientes no atendimento de urgência e emergência, sendo 50% acima da capacidade.

Hoje, o hospital está com sete pacientes internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de emergência (área amarela) que funciona dentro do Pronto Socorro, com 100% da sua capacidade ocupada.

Ainda no Pronto-Socorro existe a área de decisão clínica, para onde são encaminhados os pacientes menos críticos, mas que necessitam de cuidados e avaliação médico-hospitalar. A unidade tem capacidade para nove leitos e 26 pacientes permanecem com avaliação médica, 188,89% acima do limite.

Desde a semana passada, foram registrados 1.857 mil atendimentos de urgência e emergência, sendo 1.151 mil atendimentos a pacientes SUS, 668 cirurgias, 1.227 pessoas passaram por atendimento médico ambulatorial e 51 partos foram realizados na maternidade da Santa Casa.

Dany Nascimento