14 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Adiado anúncio do nome de relator do processo contra Eduardo Cunha

A- A+

O anúncio previsto para esta quarta-feira (4) sobre o nome do relator que integrará o processo contra o presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB/RJ), foi adiado pelo presidente do Conselho de Ética, José Carlos de Araújo. Segundo José Carlos  a decisão sobre quem será o relator do processo que investigará Cunha será comunicada nesta quinta-feira (5), ao meio-dia.

De acordo com o presidente do Conselho de Ética, o anúncio foi prorrogado em função da escolha de um dos três deputados que serão sorteados pelo colegiado – José Geraldo, Fausto Pinato e Vinicius Gurgel. 

Conforme Araújo,  um dos motivos da demora na escolha do relator  é o fato de dois dos nomes sorteados serem de deputados com pouca experiência. Vinicius Gurgel está no segundo mandato, enquanto Pinato está no primeiro. Já no caso de José Geraldo, o problema, segundo  José Carlos de Araújo, é  que o deputado, mesmo estando no quarto mandato, pertencer ao PT.

Na última terça-feira (3), o Conselho de Ética instaurou processo para investigar se Eduardo Cunha cometeu quebra de decoro parlamentar ao dizer que não possui contas bancárias secretas na Suíça.