28 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

NOVA PREFEITA DE CAMPO GRANDE

Adriane Lopes: de vendedora de sorvetes a prefeita da Capital de MS

"Estamos com vocês, trabalhando no presente, mas com o olho no futuro. Nós vamos preparar Campo Grande para o futuro, um futuro bem, bem próximo", disse Adriane Lopes olhando para Marquinhos Trad

A- A+

Ao tomar posse na segunda-feira (4.abr.22) a nova prefeita de Campo Grande, Adriane Barbosa Nogueira Lopes (Patriota), lembrou de sua nada convencional entrada na política. "Eu estava no corredores da Assembleia Legislativa, eu passava por lá sempre para conversar sobre os projetos [com o esposo Lídio Lopes] e o Marquinhos me encontrou e me disse assim: você quer ser minha vice? Eu disse: o deputado, vice do que? Eu não tinha conhecimento que ele estava colocando o nome dele para prefeitura de Campo Grande", revelou Adriane, sobre o convite feito para concorrer às eleições em 2016. Na época, Marquinhos estava no 3º mandato de deputado estadual. 

A cerimônia de posse de Adriane Lopes ocorreu na Câmara Municipal lotada. O ato serviu para a assinatura do termo de transmissão definitiva do cargo. Marquinhos Trad (PSD), desincompatibilizou no sábado (2.abr), pois era o prazo final para ele poder concorrer ao cargo de governador de Mato Grosso do Sul.  

"Eu estou muito emocionada. Meus discursos geralmente eu falo do coração como eu aprendi com meu amigo Marquinhos, mas hoje eu tive que colocar no papel diante de tamanha emoção... E quem diria que uma vendedora de sorvetes de porta-em-porta chegaria a ser vice-prefeita da Capital de Mato Grosso do Sul por 2 vezes. Hoje, 4 de abril, me tornando prefeita de Campo Grande", anunciou Adriane Lopes, emocionada. 

"Esses são os desígnios de Deus, onde o impossível acontece com frequência. E quando a bíblia diz que Deus faz infinitamente além daquilo que pedimos ou pensamos é o que nós estamos vivendo hoje. Nas últimas semanas, muito se perguntou nessa cidade, quem é Adriane Lopes, pois é, eu vou me apresentar", continuou a prefeita.  

Adriane chegou em Campo Grande aos 9 anos de idade, vinda da terra natal, Grandes Rios, no Paraná. "Sou filha da Gislene, do Antonio e irmã da Fernanda. Nos mudamos para Campo Grande na década de 80. Meu pai veio para Campo Grande porque ele tinha um restaurante industrial no Paraná e ele veio ofertar para a empresa que construía o Shopping Campo Grande a alimentação", contou. 

Depois disso, de acordo com Adriane, o pai montou na Capital a Chuá sorvetes, nessa época a prefeita já era adolescente. "Eu aprendi a trabalhar desde jovem. Aprendi que tudo que eu queria conquistar teria que ter o meu esforço. Eu não medi esforços para mudar a realidade e mudar a minha história. Os meus pais são trabalhadores, são pessoas idôneas, dignas, que me ensinaram a trabalhar para conquistar o que eu queria. E não me envergonho de dizer que eu vendi sorvete de porta-em-porta para pagar a minha faculdade de direito".  

De acordo com Adriane, ela jamais imaginou estar no cargo de prefeita. "Quando Lídio [Lopes] foi vereador por essa Casa de Leis, Marquinhos, a Câmara oferecia uma pós-graduação para administração pública e gerência de cidades. E eu vivia no gabinete dele, conversando com vereadores, e foi através dessa Casa de Leis que eu fiz minha primeira pós-graduação, depois veio outra. E nós continuamos a nossa história, mas não passava pela minha cabeça estar aqui hoje, não era um projeto do meu coração, mas era  um projeto do coração de Deus", comentou.    

A prefeita disse que o avô sempre a incentivou a ler. "Eu era criança e ele dizia assim: Adriane, leia muito, porque quem não ler, vai ser comandado por quem lê", revelou. Os filhos de Adriane, na plateia, próximo a reportagem, Bruno (14 anos) e Matheus (20 anos), repetiram o conselho do avô em coro, ao mesmo tempo em que a mãe discursava. 

"[Maheus e Bruno] São meninos incríveis, são meninos abençoados. São meus companheiros de vida. Nós somos uma família, gente, de corinthianos", disse, provocando grande alvoroço no plenário entre os presentes. "Aqueles que nos conhecem falam que a nossa casa é uma casa muito animada", completou. 

PREPARADA

Adriane sorria ao lembrar que foi eleita por 2 mandatos ao lado de Marquinhos. Foto: Tero QueirozAdriane sorria ao lembrar que foi eleita por 2 mandatos ao lado de Marquinhos. Foto: Tero Queiroz

A gestão de dois mandatos ao lado de Marquinhos e equipe preparou Adriane para o futuro. "São desafios e dificuldades que nos preparam e nós fomos forjados nas dificuldades, conseguimos em 4 anos reviver essa cidade. E agora Marquinhos, nessa segunda oportunidade, em um ano e 4 meses de gestão, nós estamos com um plano de governo com mais de 47% executado, do que foi apresentado nesta Casa de Leis. Nossa gestão foi pensada, planejada, foi ouvindo as pessoas, olhando nos olhos das pessoas e assim a gente tem feito e acertado até aqui. Marquinhos, isso é previsão. Eu aprendo com você. Que é ouvindo e não ditando aquilo que a gente como pessoa pública tem no coração, mas é ouvindo a necessidade de cada segmento. É ouvindo as particularidades de cada região da nossa cidade que a gente faz gestão. É olho no olho, é fazendo pelo próximo", definiu.  

A chefe do Executivo falou sobre a responsabilidade de se tornar prefeita de uma capital do País e garantiu estar preparada para a missão. “Hoje nós somos a segunda prefeita eleita numa Capital do Brasil e a primeira prefeita eleita por Campo Grande", disse, sendo respondida com um salva de palmas. "Eu me capacitei, passei cinco anos ombro a ombro com esse homem (apontou para Marquinhos), é a teoria aliada a prática e eu acredito que hoje nós estamos prontos para esse desafio que se coloca a frente", sustentou. 

A gestora disse que seu propósito de vida é servir as pessoas. "Eu descobri isso há muito tempo. Eu queria entender qual era o meu papel na terra, o que eu vim fazer aqui. E eu fui me entendendo e me conhecendo. O autoconhecimento é muito importante para que a gente saiba definir qual caminho trilhar e o que nós queremos do nosso futuro. E eu descobri que o meu papel, a minha missão é servir pessoas e estou hoje no lugar certo Marquinhos, para servir às pessoas da nossa cidade, para servir Campo Grande, para fazer o melhor, eu estou aqui como servidora pública para dar o meu melhor e fazer com excelência tudo que vier às minhas mãos", prometeu.  

A meta da prefeita é cumprir 100% as promessas de governo. "Vamos cumprir tudo que nós pactuamos junto às pessoas dessa cidade... Marquinhos e Tatiana, agora é hora de avançar, agora é hora de olhar para frente, de fazer mais por Mato Grosso do Sul, contem comigo, contem com minha família, contem com a minha casa. Estamos com vocês, trabalhando no presente, mas com o olho no futuro. Nós vamos preparar Campo Grande para o futuro, um futuro bem, bem próximo. Nós trabalhamos no presente olhando para o futuro dessa cidade pujante", direcionou. 

GRATIDÃO

Em seu pronunciamento, Adriane agradeceu também seu esposo e agradeceu à Deus. "Eu agradeço a Deus por estar nos guiando e direcionando a todo tempo. Ao meu esposo, deputado Lídio Lopes. Meu amor, apoiador, incentivador. Muitas vezes eu precisei de uma palavra, eu precisei de um apoio e eu tive do meu esposo. Eu agradeço a Deus pela sua vida, porque você tem sido meu parceiro de caminhada e com você eu aprendo todos os dias", seguiu, agradecendo aos seus pais, filhos, equipe e correligionários. Por último, Adriane agradeceu Tatiana Trad. "Minha parceira, sonhamos coisas Tatiana, que estão acontecendo hoje. Você me ensina sempre, você é uma guerreira. Uma parceira que eu jamais vou esquecer", prometeu.  

Adriane Lopes conversa com a ex-primeira dama Tatiana Trad, na Câmara, durante cerimônia de posse. Foto: Tero QueirozAdriane Lopes conversa com a ex-primeira dama Tatiana Trad, na Câmara, durante cerimônia de posse. Foto: Tero Queiroz

"E tão importante, Marquinhos Trad. Por me dar oportunidade por duas vezes, por acreditar em mim, por investir o seu tempo em mim. Pela sua sensibilidade em dizer para uma Capital que alguém desconhecido poderia dar a sua contribuição para Campo Grande. Eu não tinha sala, vice não tinha espaço; a única coisa que eu pedi para esse homem é que me desse a oportunidade de trabalhar pela minha cidade e assim você fez. E nesses anos de caminhada eu aprendi muito. A minha sala, para quem não conhece, é porta com porta com a dele. Da mesma forma que ele atendeu a população da nossa cidade, ele me deu a liberdade de atender. E eu te agradeço pela confiança que você depositou em mim e pela oportunidade de estar aqui hoje. Deus usou você para me trazer até aqui e eu estarei sempre grata", disse, emocionada. 

Por fim, Adriane deixou uma mensagem às mulheres. “E, agora, quero falar com as mulheres. É possível estar onde desejarmos estar. É difícil? É! Mas eu estou aqui para dizer para cada uma de vocês: é possível. Decidam, comecem! Eu comecei pequena, onde eu estava, com aquilo que tinha nas mãos. Hoje, me torno a segunda mulher eleita a ser prefeita de uma capital do Brasil”, finalizou.