26 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

Athayde garante que buscará valorização de artistas do Estado

A- A+

Nomeado para comandar a Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação a partir de 2015, Athayde Nery afirmou na tarde de hoje que após tomar posse amanhã, pretende fazer uma análise da pasta e destacou que pretende levar até as escolas do Estado, um pouco da história dos artistas de Mato Grosso do Sul.

“Primeiro vamos tomar pé da situação de maneira muito tranquila e depois queremos construir um projeto que esteja assentado naquilo que o Plano Nacional define. Queremos recuperar as raízes, a cultura, as influências. Vamos partir para a questão da dimensão cidadã, que é a dimensão da participação, do chamamento das pessoas, dimensão, informação e acesso. Temos que levar para as escolas quem é Manoel de Barros, Geraldo Espíndola, Almir Sater entre outros”, explica Athayde.

Segundo Athayde, essa é uma alternativa para valorizar ainda mais a cultura do Estado, expandindo a cultura na Capital e no interior. “Valorizar nossos artistas, espalhar isso, não adianta só estar em Campo Grande ou no centro da cidade, temos que ter isso nos bairros, nos municípios”.

Athayde ressalta ainda, que a economia será o foco da pasta. “Dimensão econômica, temos que trabalhar com foco grande na economia, do ponto de vista da sustentabilidade. Quando você tem cultura, turismo, a ciência e tecnologia, queremos reunir essas três instituições para que criem transversalidade, procurando dentro disso que hoje já discutimos no Plano Nacional e no Plano Municipal de Cultura da Capital”, diz Athayde.

Questionado sobre os projetos criados para aproximar a cultura dos países vizinhos como Bolívia e Paraguai, Athayde explica que a prioridade é recuperar o diálogo. “Queremos recuperar diálogo, não basta só trazer artistas, temos que trocar experiência e criar esse intercambio, temos que ir lá, levar nossos artistas lá, trazer os artistas deles para cá. É discutir nossa cultura, criar política pública que não seja apenas um acontecimento momentâneo. Vamos visitar países para retomar o diálogo para ter esse intercambio, eles tem belíssimos teatros, que podem vim para cá, queremos mecanismos que possam ser feito de maneira permanente, trocar influencias que são tão ligadas”, finaliza Athayde.

A posse dos secretários será realizada amanhã, às 18 horas pelo governador eleito, Reinaldo Azambuja (PSDB) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

Dany Nascimento