28 de março de 2024
Campo Grande 22ºC

Azambuja define comandantes da PM, Bombeiros e Polícia Civil

A- A+

Os comandantes das forças de segurança de Mato Grosso do Sul já foram definidos pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). O secretário estadual da Casa Civil, Sérgio de Paula afirmou que o delegado Roberval Maurício Cardoso Rodrigues vai assumir a DGPC (Delegacia Geral de Polícia Civil).

Rodrigues substitui Jorge Razanauskas Neto, que foi delegado-geral da Polícia Civil por seis anos na gestão do ex-governador André Puccinelli (PMDB). Ele estava lotado na Corregedoria-Geral da Polícia Civil e passou pela Deaij (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude).

Roberval está respondendo um inquérito policial por ter mato a tiros, um homem na frente de seu condomínio no Jardim dos Estados, no dia 28 de novembro do ano passado, alegando legítima defesa e de acordo com o delegado Wellington Oliveira, todos os indícios comprovam esta versão.

Além disso, o governador estuda um mecanismo legal para nomear o delegado Roberval para o cargo. Legalmente, ele não pode ser nomeado porque se aposentou no mês passado e um delegado inativo não pode assumir o comando da DGPC. De acordo com a Lei Orgânica da Polícia Civil, só pode assumir o cargo de delegado-geral o profissional que estiver na ativa e for nomeado pelo governador.  

A PM (Polícia Militar) terá o coronel Deusdete Souza de Oliveira Filgo, 49, como novo comandante. Deusdete  era o diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual do Sistema Penitenciário) desde agosto de 2008 e nasceu em Jequié (BA).

Deusdete que já foi  chefe do serviço de inteligência da PM e integrou a 2ª Seção do Estado Maior da PM assume a vaga do coronel Valter Godoy Rojas, que estava na corporação desde abril do ano passado.

Já o novo comandante do Corpo de Bombeiros será o coronel Esli Ricardo de Lima. promovido a coronel em 27 de janeiro de 2012, que substituirá o atual comandante, coronel Ociel Ortiz Elias.

Esli Ricardo é formado na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e foi integrante da Força Aérea Brasileira. Atualmente, ele era o comandante do 6º Grupamento dos Bombeiros em Campo Grande.

Dany Nascimento