19 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

Azambuja estabelece termo de cooperação com banco da China para ampliar investimentos no Estado

A- A+

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) recebeu hoje, o presidente do CDB (China Development Bank) Corporation, Yanwen Qiu, acompanhado de uma delegação de chineses e o economista Normann Kalmus, para estabelecer uma parceria de investimentos em Mato Grosso do Sul.

A reunião foi realizada na governadoria e China Development Bank é o financiador da BBCA Group, uma indústria esmagadora de milho que está se instalando em Maracaju. De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Jaime Verruck, a reunião fortaleceu a aproximação do governo com os investidores chineses.

 “Estabelecemos um termo de cooperação para definirmos metas e objetivos. O governo tem interesse em obter financiamento para infraestrutura. Vamos elencar as prioridades. Em fevereiro, realizaremos uma reunião com empresários chineses no Rio de Janeiro para definirmos as prioridades e os interesses do Estado” afirmou Verruck.

O CDB Corporation equivale ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Jaime ressaltou que todos os compromissos firmados com o CDB para o financiamento da esmagadora de milho, em Maracaju, serão mantidos. “O Governador determinou a continuidade dos investimentos no empreendimento, que chegam a R$ 2,3 bilhões” disse o Secretário.

A BBCA vai gerar 400 empregos diretos e terá capacidade para consumir um milhão e duzentas mil toneladas de grãos, o equivalente a toda a produção de milho de Maracaju, que é em torno de um milhão de toneladas.

Dany Nascimento