25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Bloco parlamentar da Assembleia oficializará nova composição após recesso

A- A+

A reestruturação do chamado “blocão”, da Assembleia Legislativa, composto por bancadas de partidos menores deverá ocorrer no retorno dos trabalhos legislativos de 2016. Do grupo formado no início deste ano, três deputados deixaram de fazer parte da composição: deputados Zé Teixeira (DEM), Lídio Lopes (PEN) e Márcio Fernandes (PT do B). “ Embora tenha ocorrido desistência dos deputados, o bloco não foi desfeito oficialmente, e não foi discutido nada a respeito”, disse Barbosinha do PSB.

De acordo com deputado, com recesso parlamentar as discussões sobre nova composição deverá ter início logo na primeira semana, após retorno das atividades legislativas, que conforme regimento interno está previsto para 2 de fevereiro. “ Para composição do bloco precisamos do mínimo de sete, isso mexe também na composição das comissões”, afirma.

Mesmo afastado do grupo, deputado Lídio Lopes acredita que para o ano que, a reestruturação do “blocão” poderá contar com PMDB. “PMDB tem maior bancada, pode acontecer de se formar com grupo. Mas isso deverá ser discutido. A nova comissão do bloco parlamentar só não acontecer porque faltava apenas três meses para terminar o ano”, lembra Lídio.

Em 2016, o “blocão” deverá contar com novo partido. Mara Caseiro, que antes pertencia ao PT do B como integrante do grupo, migrou, no início deste mês para o PMB. Além de Mara, no  grupo continuam Paulo Correa e Grazielle Machado, PR, José Carlos Barbosa (PSB), Felipe Orro, Beto Pereira e George Takimoto, do PDT.