GEO AND DEVICES - POR TERO QUEIROZ

MS Notícias

sbado, 30 de maio de 2020

Política

Bolsonaro elogia Mandetta e detona pressão por espaço no Ministério

Com os olhos no orçamento da Saúde, partidos pressionam o Planalto em troca de apoio

Por: Redação MS NOTÍCIAS04/10/2019 às 20:48
ComentarCompartilhar
Jair Bolsonaro e MandettaJair Bolsonaro e MandettaFoto: Divulgação

“Ele é um dos melhores ministros que temos na Esplanada”.

Com esta afirmação, o presidente Jair Messias Bolsonaro (PSL) negou, incisivamente, existir qualquer cogitação de substituir o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM). Foi uma resposta para, a seu ver, encerrar as insistentes especulações sobre a mobilização de partidos da base que reivindicam mais espaços no governo, em troca do apoio de suas bancadas às matérias de interesse do Planalto, como a reforma da Previdência.

Os rumores passaram a ser mais intensos no primeiro trimestre deste ano, quando o próprio Bolsonaro admitiu que a extrema necessidade de aprovar a reforma da Previdência poderia levar o governo a negociar cargos. Em 23 de setembro, a jornalista Bela Megale publicava no jornal “O Globo” que o PP estaria mobilizado para tirar Mandetta e indicar o deputado Hiran Gonçalves (PP/PR) para o seu lugar.

A manobra teria a participação de um dos fiéis escudeiros de Bolsonaro, o deputado Hélio Lopes, o Negão (PSL/RJ), que reforçou a Bolsonaro a indicação de Gonçalves, dizendo tratar-se de “um bom nome”. A jornalista considerou que o espaço de Mandetta exerce forte atração nos políticos.

“O que estimulou a movimentação do PP é a avaliação de que há uma predileção ao DEM, partido de Mandetta, na liberação de verbas e cargos no ministério da Saúde”, escreveu Megale. E completou: “Entre julho e agosto, a pasta já repassou R$ 2,1 bilhões em verbas para parlamentares, privilegiando a sigla”. Ventilou-se ainda a informação dando conta que o PSL, partido de Bolsonaro, seria outra agremiação partidária em ação para forçar a saída de Mandetta e indicar seu substituto.

O presidente decidiu então bater o martelo para acabar com as futricas e por um ponto final nas manobras. Além da declaração lacônica e conclusiva do presidente com elogios a Mandetta e descartando qualquer intenção de exonerá-lo, os meios políticos de Brasília vêm testemunhando o prestígio e a confiança depositada por Bolsonaro no ministro e em seu trabalho.

Segundo a deputada federal e ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,Tereza Cristina , e o deputado estadual Jose Carlos Barbosinha, ambos do DEM, a atuação de Mandetta fez dele, em apenas nove meses, um dos espelhos de eficiência do governo de Jair Bolsonaro com reconhecimento no exterior, inclusive junto à Organização Mundial de Saúde.

Deixe seu Comentário

TV MS

15 de maio de 2020
Ministério da Cidadania fala sobre auxílio emergencial
Ministério da Cidadania fala sobre auxílio emergencial

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua referência em jornalismo no Mato Grosso do SulRua José Barnabé de Mesquita, 948
CEP 79100.200 - Vila Duque de Caxias
Campo Grande/MS
 (67) 99309.8172

Editorias

Institucional

Mídias Sociais

© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma