No ano passado foram reproduzidas diversas propagandas em canais de televisão conscientizando a população, sobre ingerir bebida alcoólica durante as comemorações do carnaval e dirigir. Observando as propagandas transmitidas em 2014, o deputado estadual Cabo Almi (PT) garantiu que faltou dedicação dos governos para conscientizar a população.
“Eu observei as propagandas e constatei que faltou dedicação dos governos para criar propagandas conscientizando a população sobre os riscos de beber e dirigir. Estamos iniciando o feriado de carnaval e até agora não vi nada sendo transmitido na televisão. É de extrema importância tentar conscientizar as pessoas através de propagadas, afinal temos muitos casos de acidentes causados por pessoas alcoolizadas e quem sofre com isso é a família brasileira”, afirma o deputado.
Discordando de Almi, o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) ressalta que assuntos voltados ao trânsito são debatidos constantemente e uma propaganda não muda a opinião de um cidadão que já decidiu seguir pelo lado errado. “Não acredito que um cidadão que está disposto a beber e continuar dirigindo vá mudar de ideia por conta de uma propaganda na televisão, falta consciência sim dessas pessoas, mas nossos métodos de prevenção nem sempre são a saída. Claro que se todos dessem a devida importância a um discurso como o do deputado Almi, teríamos pessoas melhores e famílias estariam comemorando ao lado de entes que se foram devido a imprudência de muitos motoristas”.
Dany Nascimento