17 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

XADREZ POLÍTICO

Contar quer apoiar Bolsonaro, mas pré-candidato escolhido por Tereza é Eduardo Riedel

Frente ampla de Contar, 'não inclui com seu próprio nome'

A- A+

Pré-candidato ao governo de Mato Grosso do Sul pelo PRTB, Capitão Contar, quer a construção de uma ampla frente de apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), apesar disso, Contar não deve receber apoio direto do presidente, isso porque a ex-ministra, pré-candidata ao senado Tereza Cristina escolheu Eduardo Riedel (PSDB) para dividir o palanque em MS. Com isso, não sobraria espaço nem na coxia, se um palanque a tivesse, para encaixar Contar.   

Contar é também presidente estadual do PRTB. Numa reunião ontem (21.abr), em Campo Grande, com políticos da legenda, ele tentou animar os presentes. "Essas eleições prometem boas surpresas! O povo quer renovação e não acredita mais nas velhas promessas. Força, ética, coragem, determinação e motivação, nós já temos! Sinto e vejo isso em cada um de vocês e nas milhares de mensagens que recebo diariamente. Esse apoio gratuito e voluntário eu não vejo espontaneamente em outras campanhas. Já fizemos história uma vez, sem fundo eleitoral, sem verba milionária e sem palanques politiqueiros. Iremos repetir!", apostou. O cenário, no entanto, é completamente diferente de 2018, quando ainda se acreditava em políticos "novos", com carreiras de mais de 40 anos na política. 

Imitando o estilo bolsonarista de fazer política, além de sua candidatura, Contar tem na manga a candidatura da esposa, Iara Diniz Contar, que se lançou pré-candidata a deputada estadual. Naturalmente, no evento de  ontem, Iara destinou vários elogios ao próprio esposo."Capitão Contar é um orgulho para todos os seus eleitores. Pela conduta, por ser um homem que não se rendeu ao sistema, não se curvou. Íntegro! Lutando pela população, sendo um agente transformador em Mato Grosso do Sul é referência em todo o Brasil", vangloriou.  

O advogado Beto Figueiró, foi anunciado como vice-governador na chapa de Contar. "Hoje é um momento histórico. Nós trazemos aqui uma boa nova. Essa boa nova representa que dá sim para fazer da política um instrumento do bem comum. O que nós mostramos aqui é que existem bravos, pessoas de bem, pessoas preocupadas com os destinos de nosso estado, nossa nação", discursou.

O ânimo de tal candidatura está reservado ao evento fechado no hotel Deville, na Capital, pois, para além das janelas, todos já sabem que a aposta de Bolsonaro em MS é pela continuidade de um governo tucano. Lembramos que a reportagem do MS Notícias esteve num evento do PSDB na segunda-feira (18.abr.22). A missão do evento: "Demonstrar a força de Eduardo Riedel". Na ocasião, a ex-ministra Tereza Cristina disse: "Parabéns governador Reinaldo, o nosso estado saiu na frente. Foram dois anos muito difíceis, mas aqui, no meu querido Mato Grosso do Sul, porque havia uma harmonia entre o governo, entre os prefeitos. Mato Grosso do Sul saiu já em alta [...]. Isso me dá muita tranquilidade, vendo essa força, mostra que há esperança de um Brasil melhor [...]. Fiquei mais feliz ainda, porque a gente tem que ter lado. Eu gosto de ter lado. Eu trabalhei com o presidente Bolsonaro até anteontem e eu tenho que estar num palanque que o receba também, então, eu fiquei muito feliz com a declaração hoje de manhã, do meu querido amigo, Eduardo Riedel, pré-candidato a governador", disse, Tereza. 

No mesmo evento, pouco depois de Tereza, Eduardo Riedel chegou a pedir desculpas a Sérgio de Paula (presidente do PSDB) ao reafirmar sua posição: "Eu não tenho nenhum receio de tomar posição política e declarei sim apoio ao Bolsonaro hoje, governador. Com o maior respeito meu presidente, ao nosso PSDB, com o maior respeito. Nosso partido sabe o que nós passamos aqui na discussão prévia em relação às escolhas. Anunciei e não vou me furtar às minhas posições", sustentou Riedel.