25 de maio de 2024
Campo Grande 14ºC

LUTO NA POLÍTICA

Família de Heitor Miranda informa horário de velório do ex-prefeito

Várias personalidades políticas se despedem do ex-chefe do Executivo de Porto Murtinho

A- A+

A família do ex-prefeito de Porto Murtinho Heitor Miranda dos Santos, falecido ontem (23.nov), emitiu uma nota avisando que a cerimônia de velório do ex-prefeito terá início às 12h desta 5ª.feira (24.nov) no Cemitério Jardim das Palmeiras, na Avenida Tamandaré, Vila Nasser, em Campo Grande (MS). O local é próximo a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). 

Segundo o informe, o político de 69 anos será cremado às 16h também na Avenida Tamandaré, 6781, no Jardim Seminário. Eis o comunicado: 

Irmão do deputado estadual eleito Zeca do PT, Heitor Miranda foi uma das figuras políticas de maior destaque em Mato Grosso do Sul. A causa da morte ainda não foi divulgada pela família. Ele sofria de problemas cardíacos desde 2018 e também chegou a ser internado neste ano com Covid-19

Advogado e estudioso dos grandes temas políticos e sociais, Heitor governou os murtinhenses duas vezes (1989-92 e 2012-16), respondeu pela Superintendência de Ações Estratégicas e Relações Internacionais no governo de Zeca do PT e quando Lula se elegeu presidente foi o único sul-mato-grossense convidado para integrar a equipe que fez a transição do governo de Fernando Henrique Cardoso. Veja a história do político publicada ontem aqui no MS Notícias.  

MENSAGENS DE ADEUS

O deputado federal reeleito do PT Vander Loubet, publicou a seguinte mensagem no Facebook como legenda de uma foto ao lado de Heitor:

"Nosso querido Heitor Miranda dos Santos nos deixou hoje. Promotor de Justiça aposentado, era um humanista, um estudioso, uma figura sempre gentil. Participou da luta pela redemocratização do Brasil, tanto é que foi militante do MDB desde o início do partido, em 1980. Depois, se filiou ao PT. Foi advogado, procurador jurídico de Campo Grande, secretário de Estado de Trabalho (1986) e prefeito de Porto Murtinho em duas ocasiões (1989-1992 e 2013-2016). Talvez a maior marca que tenha deixado é o Corredor Bioceânico, sonho que ele pôde ver começar a se tornar realidade. Foi um embaixador informal do projeto, por muitos anos chamado de louco por conta do seu entusiasmo e dedicação pela concretização de uma rota que ligasse o Mato Grosso do Sul ao Oceano Pacífico. Sou grato a ele por tudo que aprendi com seu convívio, seja na relação como tio e sobrinho, seja na relação como homens públicos. Que descanse na paz do Senhor". 

O deputado estadual reeleito do PT Pedro Kemp escreveu: "Meus sentimentos e abraço de solidariedade aos familiares do nosso estimado companheiro Heitor Miranda, ex-prefeito de Porto Murtinho e filiado ao Partido dos Trabalhadores, pelo seu passamento no dia de hoje. Deus conforte seus corações e receba nosso amigo na eternidade. Particular abraço ao seu irmão e nosso companheiro deputado estadual eleito Zeca do PT".

O jornalista e publicitário, Rogério Alexandre Zanetti, escreveu:  "Faleceu Heitor Miranda, ex-prefeito de Porto Murtinho, irmão de Zeca do PT. Entre tantas qualidades, um homem de vanguarda, falava da rota bioceânica ainda no início dos anos 1980, sendo na época motivo de chacota de descrença. Vai fazer muita falta. Heitor fez carreira no Judiciário, chegando a Procurador do Estado. Mas, seu maior talento era em fazer amigos. Homem cordial, adorava hosperdar os amigos em sua linda Porto Murtinho, e alegrava a todos com seu violão, sua cantoria e causos e lendas do pantanal. Varava a noite divertindo a todos. Como político, foi sério, respeitado e absolutamente honesto. Caras como Heitor não vêm ao mundo a passeio. Passam partem e deixam ensinamentos que tornam esse mundo melhor. Vá na paz e na luz, meu amigo". 

O ex-senador Waldemir Moka Miranda se manifestou nas redes por meio de uma nota de pesar: "Recebi com muita tristeza a notícia da morte do meu querido amigo Heitor Miranda dos Santos, aos 69 anos, ex-prefeito de Porto Murtinho.

Para quem não sabe, Heitor é meu primo em primeiro grau. Nossas mães eram irmãs. Mais do que primos, éramos muito amigos. Crescemos juntos e, coincidentemente, fizemos faculdade ao mesmo tempo: eu, em Medicina, e ele, Direito.

Em razão dessa proximidade, sempre discuti com ele sobre política e, principalmente, quando decidi me candidatar pela primeira vez, em 1981, a vereador em Campo Grande.

Eu estava acompanhando o tratamento do meu querido primo devido a problemas cardiológicos, mas hoje, infelizmente, ele não suportou mais.

Deixo aqui meus sinceros sentimentos a todos os nossos familiares, especialmente para a esposa Mirian e seus filhos, além de amigos dessa pessoa muito querida".  

O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimeto do Mato Grossos do Sul, Jaime Verruck escreveu:  "Meus sentimentos a família de Heitor Miranda, que fez sua passagem hoje, uma pessoa visionária, que sempre defendeu, estimulou os projetos de Integração Cultural e Econômica do Mato Grosso do Sul, com integração hidroviário e a Rota Bioceânica. Deus conforte o coração de todos. Ex-prefeito de Porto Murtinho foi um visionário da rota bioceânica", destacou.  

O vice-governador eleito, Barbosinha (Progressistas), escreveu: "Triste com a notícia do falecimento do amigo e ex-prefeito, Heitor Miranda dos Santos. Homem afável, educado, grande anfitrião e exímio contador de “causos”, foi o grande visionário da Rota Bioceânica. O MS perde um grande batalhador e eu um querido amigo que foi, assim como eu, prefeito de uma grande cidade, administrando Murtinho de 2013 a 2016. Aos familiares, amigos, a sua esposa Myrian dos Santos, seus três filhos – Mano, Marcelo e Myriane – e netos o meu mais profundo pesar. Que Deus o acolha em bom lugar e que seu espírito descanse em paz!". 

A a prefeitura de Porto Murtinho também lamentou por meio de nota a partida de Heitor. Eis a nota: "A Prefeitura de Porto Murtinho, externa profundo pesar pelo falecimento de Heitor Miranda dos Santos, 69 anos, que deixa esposa filhos e netos. Neste momento de dor e pesar, a Prefeitura de Porto Murtinho presta sinceras condolências e se solidarizas com a dor de familiares e amigos. Dr. Heitor Miranda, foi procurador de justiça e ex-prefeito de Porto Murtinho em 1989 -1992 | 2013 - 2016".  

O secretário de Saúde de MS e deputado federal eleito, Geraldo Resende (PSDB), disse: "Tempos de perdas que nos fazem refletir o quanto é importante deixarmos legados e construirmos uma história como a do amigo e ex-prefeito de Porto Murtinho, Heitor Miranda, que nos deixou hoje. Um entusiasta, homem de vanguarda, que falava da Rota Bioceânica ainda no início dos anos 80. Toda minha solidariedade aos amigos e familiares por essa grande perda ".  

A deputada estadual reeleita, Mara Caseiro (PSDB), escreveu: "Meus sinceros sentimentos aos amigos e familiares do ex-prefeito de Porto Murtinho, Heitor Miranda, que nos deixou hoje. Uma grande perda para Mato Grosso do Sul! Inteligente, cordial e respeitado, Heitor foi procurador do Estado. Ainda nos anos 80, ele já falava sobre a Rota Bioceânica que hoje é uma realidade. Vá em paz, Heitor". 

O deputado estadual Felipe Orro (PSD), escreveu: "Acabo de receber a notícia do falecimento do ex-prefeito de Porto Murtinho, Heitor Miranda. Grande homem e querido amigo de meu pai que partiu há exatos dois anos. Em solidariedade aos familiares e amigos, externo o meu profundo pesar. Peço a Deus que receba o dr Heitor em seu infinito amor e conforte o coração de todos neste momento de luto e saudade".